CLIPPING DE NOTÍCIAS

Confira as notícias da Justiça Eleitoral

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
COORDENADORIA DA PRESIDÊNCIA
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Porto Velho, 07 de maio de 2021

Biblioteca do TSE completa 75 anos de funcionamento

Nesta sexta-feira (30), a Biblioteca do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) completa 75 anos de relevantes serviços prestados à sociedade em geral e à comunidade jurídica, em particular. Criada em 30 de abril de 1946 com um acervo de pouco mais de 1,7 mil obras, ela passou por diversas mudanças, inclusive no nome, que, em 2015, passou a ser Biblioteca Professor Alysson Darowish Mitraud, em homenagem póstuma ao ex-diretor-geral da Corte Eleitoral.

Saiba mais 

Urna eletrônica 25 anos: TSE lança série informativa para celebrar a data

No próximo dia 13 de maio, a Justiça Eleitoral comemora os 25 anos do envio das primeiras urnas eletrônicas para todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país. Foi o início da preparação do primeiro pleito informatizado no Brasil, realizado em 57 cidades, e que alcançou mais de 32 milhões de eleitores: as Eleições Municipais de 7 de outubro de 1996.

Saiba mais 

Série Fato ou Boato vai desmentir notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado nesta segunda-feira (3), foi a data escolhida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a estreia da nova série “Fato ou Boato”, que visa esclarecer, de forma permanente, as principais informações falsas sobre o processo eleitoral brasileiro. A série será veiculada no Portal da Corte Eleitoral e no canal do Tribunal no YouTube.

Saiba mais 

Representantes da população negra participam de debate para ampliar participação no sistema eleitoral

O Grupo de Trabalho do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a Sistematização das Normas Eleitorais (SNE) realizou uma série de audiências públicas para promover o desenvolvimento e o aprofundamento dos debates sobre o tema, a partir das experiências e reivindicações da população negra acerca da sua participação e representação no sistema eleitoral brasileiro.

Saiba mais 

Presidente do TSE ressalta liberdades de imprensa e de expressão como suportes da democracia

Ao participar na tarde desta segunda-feira (3) do evento “Informação como bem público – 30 anos da Declaração de Windhoek”, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que a democracia é o “lugar do pluralismo, que não tem donos da verdade, e, portanto, tem espaço para liberais, para progressistas, para conservadores, e todos merecem igual respeito e consideração”. O evento foi realizado em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio.

Saiba mais 

Gestão documental do TSE viabiliza conteúdo on-line

A partir de agora, o trabalho realizado pela Coordenadoria de Gestão Documental (Coged/SGI) do TSE pode ser encontrado em ambiente virtual. Por meio deste link, o usuário tem acesso aos procedimentos referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos produzidos e recebidos pelo Tribunal. 

Saiba mais 

Urna eletrônica 25 anos: confira entrevista com o ator que estrelou o primeiro comercial sobre o equipamento

“Nessas eleições, as capitais dos estados e as cidades com mais de 200 mil eleitores vão votar em urnas eletrônicas. Eu vou fazer aqui uma demonstração passo a passo do voto eletrônico. Você vai ver que é tão fácil quanto usar um telefone.” Foi assim, com muita clareza, que, há 25 anos, o ator Gilberto Torres abriu o comercial de lançamento da urna eletrônica, estrelado por ele.

Saiba mais 

Corregedoria-Geral Eleitoral cria portal e selo de boas práticas

Uma “boa prática” pode ser definida como uma atividade desenhada para atingir um resultado desejado, utilizando um conjunto de ações comprovado, recomendado e aprovado. Foi com base nesse conceito que a Corregedoria-Geral Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (CGE/TSE) criou seu Portal de Boas Práticas e o Selo de Boa Prática CGE/TSE. As iniciativas foram instituídas e regulamentadas no Provimento CGE nº 3, publicado no dia 23 de abril.

Saiba mais

TSE digitaliza quase dois milhões de folhas de processos em trâmite na Corte

Na abertura da sessão plenária de julgamento desta terça-feira (4), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fez um breve registro sobre a digitalização da maioria dos processos que tramitam no Tribunal. No total, foram digitalizados cerca de 7.675 volumes, abrangendo quase dois milhões de folhas. “Na verdade, foram finalizados todos os processos que estavam aqui quando chegamos, numa listagem feita pela ministra Rosa Weber, nossa querida antecessora”, explicou.

Saiba mais 

Discurso de ódio em redes sociais no período pré-eleitoral pode configurar propaganda antecipada negativa

O discurso de ódio dirigido a pré-candidatos em publicações de cidadãos comuns em seus perfis privados nas redes sociais durante o período pré-eleitoral pode configurar propaganda eleitoral antecipada negativa. Esse foi o entendimento manifestado pela maioria do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na sessão de julgamento por videoconferência desta terça-feira (4).

Saiba mais 

Glossário explica diferenças entre abusos do poder político e econômico

Entre os mais de 300 verbetes que disponibiliza ao cidadão no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Glossário Eleitoral Brasileiro traz as definições de abuso do poder político e abuso do poder econômico, condutas proibidas pela legislação eleitoral.

Saiba mais 

Ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto se despede do TSE

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto encerra, na próxima segunda-feira (10), o seu segundo e último biênio como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nos oito anos que compôs o Plenário da Corte – sendo quatro anos como substituto e outros quatro como efetivo –, o magistrado da classe dos juristas marcou a sua trajetória pela atuação dinâmica e minuciosa.

Saiba mais 

Urna eletrônica 25 anos: lançado em 1996, equipamento é o protagonista da maior eleição informatizada do mundo

O ano de 1996 é um marco na história da informatização do processo eleitoral brasileiro, quando eleitores de 57 cidades tiveram o primeiro contato com a urna eletrônica. Nas Eleições Municipais de 1996, os votos de mais de 32 milhões de brasileiros – um terço do eleitorado da época – foram coletados por cerca de 70 mil urnas eletrônicas.

Saiba mais 

Pesquisa ouve mesários sobre as últimas eleições

Por meio de mais uma parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lança, nesta segunda-feira (10), uma pesquisa de opinião com mesários sobre as Eleições Municipais de 2020. 

Saiba mais 

Fato ou Boato: além do Brasil, outros 46 países utilizam urnas eletrônicas nas eleições

Em tempos de compartilhamento viral de conteúdos pelas redes sociais, é muito comum que informações falsas ou descontextualizadas – os bons e velhos boatos – circulem como se fossem verdadeiras. Com isso, muita gente é enganada e, se não tem o cuidado de checar o que lê e ouve nas redes sociais, acaba também compartilhando desinformação por aí.

Saiba mais 

TRE-BA dá início à implantação de projeto de eficiência energética

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deu início, neste mês de maio, à implementação do projeto de eficiência energética. Resultado de termo de cooperação assinado com a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o projeto contempla 14 zonas eleitorais do estado, de modo a fomentar a sustentabilidade no que se refere ao uso da eletricidade, a eficiência energética e o combate ao desperdício de energia.

Saiba mais 

Justiça Eleitoral Explica: quem acessa as informações do cadastro eleitoral?

A Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) tem recebido dúvidas sobre o acesso aos dados de eleitoras e eleitores que constam no cadastro da Justiça Eleitoral. Afinal, quem tem acesso a essas informações?

Saiba mais 

Inspeções virtuais em cartórios eleitorais alcançam bons resultados

Diante da pandemia do coronavírus, a Corregedoria Regional Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) tem realizado as inspeções ordinárias nos cartórios eleitorais do Estado de forma virtual. As reuniões são realizadas por meio do aplicativo de videoconferências Zoom e têm alcançado bons resultados.  

Saiba mais 

Cartilha aborda o Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação

Conforme ato da presidente, Des. Iolanda Santos Guimarães, a Comissão de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio e à Discriminação (CEAD) do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) disponibiliza a Cartilha Educativa, como objetivo deofertar conhecimento sobre o tema e, por consequência, promover o trabalho digno, saudável, seguro e sustentável no âmbito do Poder Judiciário.

Saiba mais 

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido