# LIDERA MULHER

O TRE-RO durante seus 39 anos de existência foi dirigido por 5 mulheres

O TRE-RO durante seus 39 anos de existência foi dirigido por 5 mulheres

Do movimento sufragista até os dias atuais as mulheres travaram lutas incessantes por igualdade política, consubstanciada no direito de votar e de ser votada, pela conquista da liberdade sexual, igualdade de oportunidades no mercado de trabalho e nos espaços institucionais de poder e dignidade da pessoa humana. Uma luta justa e aguerrida, mas ainda em curso!

No Brasil, embora o direito das mulheres de votar tenha sido aventado nas Constituições de 1824 e 1891, somente em 1932 esse direito foi conquistado. E diga-se, ainda mitigado, visto que só era permitido às mulheres casadas, desde que autorizadas pelo marido, bem como solteiras e viúvas que tivessem recursos financeiros. Em 1934, as restrições ao voto feminino foram retiradas do Código Eleitoral e, em 1946, o voto passou a ser obrigatório também para as mulheres.

Ao longo dessa caminhada merece rememorar a trajetória de mulheres como Bertha Lutz, pioneira do movimento sufragista no Brasil e Alzira Soriano, primeira mulher eleita para o cargo de prefeita, em uma cidade no interior do Rio Grande do Norte, no ano de 1928.

Na busca pela afirmação da cidadania feminina e da igualdade de gênero na sociedade, as mulheres têm contribuído ativamente para o fortalecimento da democracia e desenvolvimento do país.

Desde a criação da Justiça Eleitoral em Rondônia em 31 de março de 1982, o TRE-RO foi dirigido administrativamente por 9 diretores gerais e as mulheres destacaram-se no exercício desse cargo. O TRE-RO durante seus 39 anos de existência foi dirigido por 5 mulheres.

Conheça um pouco da biografia dessas mulheres que com espírito público, conhecimentos e dedicação lideraram o corpo funcional do tribunal: 

Zélia Rolim Jorge Badra (in memoriam)

Natural de Belo Horizonte – MG. Contabilista, professora e tabeliã do Cartório de Guajará-Mirim. Foi a primeira Diretora-Geral do TRE-RO, no período de 31 de março de 1982 a 1º de janeiro de 1984. 

Lenir Neves

Natural de Humaitá-AM. Graduada em Direito. Foi Diretora-Geral do TRE-RO, no período de 2 de janeiro de 1984 a 29 de maio de 1986. 

Isabel de Almeida

Natural de São Paulo -SP. Diretora do TRE-RO, no período de 20 de fevereiro de 1987 a 15 de fevereiro de 1991.

Elizeth Afonso de Mesquita

Natural de Plácido de Castro -AC. Graduada em Direito. Especialista em Administração Pública, Metodologia do Ensino Superior, Direito Eleitoral e Direito Civil. Analista Judiciária aposentada, ocupou os cargos de Secretária de Administração, Orçamento e Finanças e Contabilidade e de Gestão de Pessoas e Diretora-Geral nos períodos de 08 de fevereiro de 2010 a 30 de setembro de 2013 e de 05 de janeiro de 2016 a 07 de janeiro de 2018. 

Lia Maria Araújo Lopes

Natural de Solonópole -CE. Graduada em Direito, Especialista em Direito Processual Civil/Penal, Metodologia do Ensino Superior e Judicialização das Questões Sociais. Mestre em Ciências Sociais/Direitos Humanos e Sociologia e Direito, Doutoranda em Direito e Sociologia. Desde 08 de janeiro de 2018 é a atual Diretora-Geral do TRE-RO, tendo já ocupado o referido cargo no período de 1º de outubro de 2013 a 03 de junho de 2014.

 

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido