História das Zonas Eleitorais: 2ª Zona – Porto Velho e Itapuã do Oeste

Ao todo, a 2º Zona Eleitoral abrange mais de 107 mil eleitores

Ao todo, a 2º Zona Eleitoral abrange mais de 107 mil eleitores

Dando prosseguimento à campanha “Memória das Zonas Eleitorais”, hoje falaremos um pouco da história da 2º Zona Eleitoral. Criada em junho de 1945, junto com a 1º Zona, pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, atualmente é responsável pela cidade de Porto Velho e Itapuã do Oeste.

O Município de Porto Velho tem seu desenvolvimento inicial em consequência da construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, no início do século 20, que trouxe consigo as instalações portuárias, residenciais e infraestrutura desse empreendimento da Railway Company – empresa encarregada do serviço, na região amazônica brasileira. Inicialmente, Porto Velho foi criada como um município do Amazonas, transformando-se na capital do Território Federal do Guaporé apenas em 1943.

 Atualmente, a 2º Zona Eleitoral é comandada pelo juiz eleitoral Arlen José Silva de Souza. O cartório é responsável por 399 seções, divididas em 44 locais de votação, sendo 38 na cidade de Porto Velho, e 6 na cidade de Itapuã do Oeste, abrangendo o total de 107.913 eleitores aptos a votar. A 2ª Zona Eleitoral está localizada na rua Jacy Paraná, bairro Baixa União, em anexo ao fórum do TRE-RO na cidade de Porto Velho.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO  

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido