História das Zonas Eleitorais: 1ª Zona - Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Das 196 seções eleitorais que fazem parte da 1ª Zona Eleitoral, 54 são localizadas na zona rural, sendo algumas em aldeias indígenas e regiões ribeirinhas

Das 193 seções eleitorais, 41 são localizadas na zona rural, 5 em aldeias indígenas e 5 em áreas...

A partir desta sexta-feira, o TRE-RO inicia nas redes sociais a campanha “Memória das Zonas Eleitorais”, com o intuito de resgatar a história e fatos interessantes da jurisdição territorial das Zonas Eleitorais.

Durante muito tempo, a criação e instalação de Zonas Eleitorais ficou condicionada à contrapartida do Executivo Municipal da Sede da Zona, responsável por fornecer a estrutura física, os móveis e equipamentos, o material do expediente e o pessoal necessário ao funcionamento dos Cartórios Eleitorais. Diante desse quadro, o Tribunal foi aos poucos assumindo as despesas dos Cartórios Eleitorais, havendo, inclusive, tomado a iniciativa de construir suas sedes próprias.

A 1ª Zona Eleitoral, Fundada em junho de 1945 pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, teve sua sede própria inaugurada apenas em agosto de 2004, e novamente em junho de 2012, no local onde funciona atualmente. Os eleitores e eleitoras dessa Zona Eleitoral constituem um total de 4,04% dentro do total do eleitorado do estado de Rondônia. 

A 1ª Zona Eleitoral atende aos Municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, possuindo mais de 45.571 eleitores aptos a votar. Por Guajará-Mirim ser um município que faz fronteira com a Bolívia, cidadãos brasileiros que por lá mantém vínculos também são atendidos por essa Zona Eleitoral. 

Também conhecida como Pérola do Mamoré, a cidade de Guajará-Mirim se desenvolveu principalmente pela construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que causou o aumento da população local e ainda incentivou a agricultura e extrativismo vegetal. Já o município de Nova Mamoré, antes distrito de Guajará-Mirim, originou-se da povoação que se fixou nas margens da recém-criada BR 425. Seu desenvolvimento se deu anos depois por consequência da descoberta de ouro no Rio Madeira.

Das 196 seções eleitorais que fazem parte da 1ª Zona Eleitoral, 54 são localizadas na zona rural, sendo algumas em aldeias indígenas e regiões ribeirinhas, fato que mobiliza o cartório eleitoral em dias de pleito, pois o transporte de urnas e materiais deve ser feito por via aérea, fluvial ou terrestre.

A 1ª Zona Eleitoral está localizada na Avenida Cândido Rondon, nº 784, no bairro Tamandaré, município de Guajará-Mirim. O gigantesco salto dado pela Justiça Eleitoral em Rondônia, no decorrer destes anos, deve-se ao trabalho sério empreendido pelos seus Presidentes, Membros da Corte e por todas servidoras e servidores, que através de seu trabalho, como verdadeiros bandeirantes, ajudaram a construir e consolidar a democracia em nosso país.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido