TRE-RO divulga Relatório de Gestão 2020

Executar um pleito eleitoral em tempos de pandemia foi traço marcante do relatório

Executar um pleito eleitoral em tempos de pandemia foi traço marcante do relatório

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, divulgou no dia 30 de março, o Relatório de Gestão das ações da Justiça Eleitoral no exercício de 2020.

No relatório, foram registrados os objetivos estratégicos do TRE-RO, alinhado ao Planejamento do Poder Judiciário (Resoluções CNJ nº 70/2014 e 198/2014), com vigência para o período de 2015-2020, demonstrando suscintamente no resultado dos indicadores, cuja finalidade é permanecer dentro do planejamento de outrora, ratificando ao longo de 2020 as perspectivas e temas originais como a missão da instituição: garantia dos direitos de cidadania, combate à corrupção e a improbidade administrativa, celeridade e a legitimidade do processo eleitoral.

O ano de 2020 foi um ano eleitoral, e com a pandemia da Covid-19, muitos projetos tornaram-se desafiadores, sendo necessário ações para que os serviços continuassem, ainda que em teletrabalho. E por mais sensível a situação, o TRE-RO desempenhou um trabalho de forma célere, com ética e transparência trazendo à população do estado de Rondônia, resultado satisfatório quanto ao trabalho na pandemia.

O TRE-RO organizou uma logística judicial, administrativa e de segurança que contou com a participação de milhares de pessoas, entre colaboradores (voluntários, terceirizados e convocados), magistrados, membros do Ministério Público, servidores públicos, bombeiros militares, agentes de trânsito, policiais militares, civis, federais e rodoviários federais, assim como empresas contratadas pelo Tribunal. Durante o pleito, o TRE teve o apoio da Coordenação de Segurança das Eleições, que esteve à frente dos atos de segurança, nos 52 municípios de Rondônia.

Ainda em 2020, o TRE-RO passou por mudanças em sua estrutura organizacional para atendimento às determinações das Resoluções do CNJ nº 308 e 309/2020. A antiga Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria – CCIA passou a ser denominada de Auditoria Interna. Foram criadas as unidades: Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias – ASEPA, vinculadas à Presidência e a Assessoria de Gestão de Riscos e Controle – ASRICO, vinculada diretamente à Diretoria Geral. O objetivo dessas alterações foram a melhoria na organização das unidades e o auxílio à gestão na tomada de decisões.

Ações de Saúde

A Seção de Assistência Médica do Tribunal também esteve ativa desde o início da pandemia, antes mesmo do surgimento do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, pois estava monitorando a situação e produzindo informações de qualidade para os servidores e colaboradores.

Entre as ações realizadas, destaca-se a campanha maciça de vacinação contra a gripe, inúmeras campanhas de conscientização e a elaboração do Protocolo de Segurança em Saúde, uma parceria com o CNJ e diversos tribunais do país. Uma grande força tarefa técnica, para garantir o máximo de segurança aos servidores, tanto do trabalho remoto quanto no trabalho presencial.

Outro ponto a ser destacado é a otimização da execução orçamentária por meio do acompanhamento e avaliação contínua da execução por parte da Secretaria de Administração, com remanejamento de eventuais sobras e despesas que garantam a melhoria da infraestrutura do Tribunal.

De acordo com o presidente do TRE-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia “A atuação administrativa e jurisdicional da Justiça Eleitoral de Rondônia, ao longo de 2020 guardou harmonia com sua Missão Institucional, com sua visão de futuro consistente em consolidar a credibilidade da Justiça Eleitoral, especialmente quanto a efetividade, transparência e segurança do processo eleitoral”.

Confira aqui na íntegra o Relatório de Gestão 2020

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido