CLIPPING DE NOTÍCIAS

Confira as notícias da Justiça Eleitoral

PODER JUDICIÁRIO FEDERAL
TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE RONDÔNIA
COORDENADORIA DA PRESIDÊNCIA
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Porto Velho, 16 de abril de 2021

 

Justiça Eleitoral inicia atividades para propor soluções de Inteligência Artificial

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) iniciou nesta segunda-feira (12) as atividades do Grupo de Trabalho que proporá soluções de Inteligência Artificial (IA) para utilização em toda Justiça Eleitoral (JE) do país.

Saiba mais

Portal do TSE oferece legislação compilada para consulta pública

Milhares de atos normativos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estão disponíveis para consulta rápida do cidadão no Portal do Tribunal na página Legislação Compilada. O conteúdo de fácil acesso reafirma o compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a democracia. 

Saiba mais

O que é eleição simultânea? O Glossário esclarece

Eleição simultânea é aquela cujo período de votação para a escolha de mandatários para cargos eletivos ocorre de maneira concomitante a uma outra para cargos eletivos diversos. É essa a explicação dada pelo Glossário Eleitoral, que pode ser acessado no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Saiba mais

Barroso comunica ao Plenário compra de novas urnas eletrônicas

Durante abertura da sessão de julgamentos desta quinta-feira (15), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comunicou ao Plenário sobre a licitação que será realizada para compra de novas urnas eletrônicas.

Saiba mais

Portal do TSE disponibiliza publicações oficiais da Justiça Eleitoral

O compromisso da Justiça Eleitoral com a transparência e a efetividade está presente em todos os serviços prestados, incluindo os disponibilizados no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No site, o usuário tem acesso às publicações oficiais da Corte Eleitoral, de forma rápida e segura.

Saiba mais

Desembargador Wellington Araújo tomou posse como Presidente do TRE-AM

Na data de hoje, 08.04, realizou-se, em Sessão Solene do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, a Posse do Desembargador Wellington José Araújo como Presidente da Corte Eleitoral amazonense.

Saiba mais

Reforma Política e Eleitoral: especialista alerta para importância de TSE e sociedade acompanharem propostas para evitar prejuízos à democracia

Desde 11 de fevereiro, a Câmara dos Deputados instituiu um Grupo de Trabalho (GT) que propõe um “aperfeiçoamento” da legislação e processual eleitoral. Lista aberta, lista fechada, cláusula de desempenho dos partidos políticos e das coligações, atos preparatórios para as eleições, crimes eleitorais, inelegibilidade, financiamento e propaganda eleitoral, são alguns dos pontos em análises e que poderão gerar mudanças, consideradas por alguns especialistas, como drásticas e nem sempre favoráveis a lisura e fortalecimento da Democracia.

Saiba mais

TRE-MT: Gestão sustentável garantiu aumento da produtividade com respeito à preservação dos recursos naturais

Aumentar a produtividade jurisdicional, administrativa e da prestação de serviços com harmonia e respeito à manutenção e preservação dos recursos naturais. Esse foi um dos principais focos da Justiça Eleitoral de Mato Grosso nos últimos dois anos, ou seja, promover uma Gestão Sustentável. Nesse sentido, foram empreendidas diversas ações voltadas a diminuir o consumo de recursos naturais sem prejuízo da qualidade e quantidade dos serviços prestados à sociedade.

Saiba mais

TRE-MS implementa Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Cadastrado na Prefeitura Municipal de Campo Grande como grande gerador de resíduos sólidos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) promoveu a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de sua infraestrutura predial própria.

Saiba mais

Corte elege os novos dirigentes do TRE em sessão virtual

O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais elegeu, nesta sexta-feira (16), o desembargador Marcos Lincoln dos Santoscomo novo presidente do Tribunal. Ele sucederá o desembargador Alexandre Victor de Carvalho, cujo biênio na Corte se encerrará em junho deste ano, e ficará à frente da instituição até junho de 2022. O desembargador Maurício Torres Soares foi eleito novo vice-presidente e corregedor. A posse de ambos ocorrerá no dia 18 de junho.

Saiba mais

TRE Pará mantém atendimento remoto até 30 de junho

A portaria número 2036/2021, que estabelece medidas preventivas em relação ao contágio da covid-19, define que o atendimento permanecerá no regime remoto em todas as unidades do TRE Pará até o dia 30 de junho.

Saiba mais

1ª eleição suplementar de 2021, realizada pelo TRE-PR em Munhoz de Mello, é destaque nacional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou no seu canal do YouTube um vídeo com os detalhes da primeira eleição suplementar de 2021, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no último domingo (11) no município de Munhoz de Mello. O resultado da eleição foi divulgado em apenas 15 minutos do encerramento da votação. Os trabalhos foram acompanhados pelo presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula, e pelo diretor-geral, doutor Valcir Mombach.

Saiba mais

Acompanhe ao vivo a cerimônia de posse dos novos presidente e vice do TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) irá transmitir ao vivo, a partir das 16 horas, a Sessão Solene de Posse dos desembargadores Fernando Carioni, no cargo de presidente, e Leopoldo Augusto Brüggemann, nos cargos de vice-presidente e corregedor regional eleitoral da Corte.

Saiba mais

TRE-RS lança o Relatório de Gestão 2020

No dia 30 de março, o TRE-RS publicou o Relatório de Gestão relativo ao exercício 2020. Esse documento destina-se a prestar contas à sociedade e aos órgãos de controle, orientando-se em três aspectos: os resultados institucionais alcançados, os desafios enfrentados em um ano em que a pandemia atingiu todo o país e o valor público gerado.

Saiba mais

Processo Eleitoral brasileiro é bem avaliado em pesquisa do Instituto Sivis

Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que estuda a cultura democrática no Brasil, o Instituto Sivis desenvolveu uma metodologia para analisar o Índice de Democracia Local (IDL). A partir de pesquisa realizada na cidade de São Paulo, constatou-se que aspectos formais ligados à democracia, como processo eleitoral, de competência da Justiça Eleitoral, receberam as notas mais altas.

Saiba mais

Comitê de participação feminina do TRE lança revista

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo lança a primeira edição da revista aTREva-se!, idealizada para tratar de diversidade e da presença das mulheres no ambiente institucional.

Saiba mais

CNJ divulga critérios do Ranking da Transparência 2021

A quarta edição do Ranking da Transparência do Poder Judiciário vai avaliar os itens publicados pelos 90 tribunais brasileiros, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Conselho da Justiça Federal (CJF) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) em seus sítios eletrônicos. Segundo a Portaria CNJ n. 101/2021, serão avaliados vários critérios, destacando o empenho dos órgãos em fornecer informações ao público. O resultado do Ranking 2021 será divulgado em agosto.

Saiba mais

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido