TRE-RO inicia atividades da comissão responsável pela auditoria do sistema eletrônico de votação

Serviço tem funcionado em todos os anos eleitorais desde 2002 e tem o objetivo de garantir a lisura das votações

Serviço tem funcionado em todos os anos eleitorais desde 2002 e tem o objetivo de garantir a lis...

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia iniciou as atividades da comissão responsável pela auditoria do sistema eletrônico de votação em reunião realizada no dia 15 de outubro. O objetivo é testar a segurança na captação e contabilização do voto pela urna eletrônica

A Comissão instituída pela Resolução TRE-RO n.01/2020 é presidida pela juíza da 20ª Zona Eleitoral, Fabíola Cristina Inocêncio e composta pelos servidores Rudma Rosa Oliveira Costa, Danilo Adriano Fontinelle Afonso, Paulo Roberto Ortiz Vieira Melo, Eny Coelho Leal, Neiton Lima de Carvalho e Lúcio Fagner Santos Nascimento.

Durante a reunião, a presidente da comissão, juíza Fabíola Cristina repassou informações importantes que devem ser consideradas pela comissão de auditoria no que diz respeito à segurança do voto eletrônico:  “A cada eleição percebemos a importância deste trabalho de auditoria das urnas eletrônicas para tranquilizar a população de nosso país, mormente diante da crescente das falsas notícias e da disseminação de desinformação”

De acordo com a Resolução, a Auditoria consiste no exame sistemático sobre o funcionamento de softwares, averiguando se estão implementados de acordo com as normas legais, e procedimentos, aferindo suas conformidades; A Inspeção é o ato de examinar algo com o fim de verificar seu estado ou funcionamento; e Fiscalização, o ato de verificar se algo está ocorrendo como fora previsto, ou seja, em conformidade.

Votação paralela

As cerimônias de Sorteio e Auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas são públicas e poderão ser acompanhadas por quaisquer interessados, aos quais será garantido o acompanhamento das atividades e a solicitação dos esclarecimentos que se fizerem necessários.

Será realizado o sorteio de seis urnas eletrônicas, nos moldes das Eleições 2018, mediante sorteio contemplando todo o Estado. Ocorrerá a auditoria de três urnas na sede do TRE-RO e as outras três urnas serão auditadas em tempo real, na própria seção eleitoral, às 6 horas da manhã, na presença dos mesários, procedimento denominado VERIFICAÇÃO DA AUTENTICIDADE E INTEGRIDADE DOS SISTEMAS.

O sorteio das seis urnas eletrônicas no primeiro turno acontecerá no dia 14 de novembro (véspera do primeiro turno das eleições 2020) a partir das 9h, no Fórum Eleitoral de Porto Velho, situado na Rua Jacy Paraná, s/n, anexo TRE-RO, bairro Baixa da União, CEP 76805-859. Se houver segundo turno, o sorteio ocorrerá no dia 28 de novembro.

No dia 15 de novembro, data oficial das eleições municipais, no horário de 7h às 17h os trabalhos prosseguirão com a Auditoria de Votação Eletrônica nas urnas que foram sorteadas, cujo objetivo é comprovar os resultados obtidos nos boletins de urna e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à Auditoria de Votação Eletrônica. As urnas serão auditadas no Fórum Eleitoral de Porto Velho e as outras três urnas serão auditadas diretamente na Seção Eleitoral sorteada.

Confira aqui a Ata da Abertura dos Trabalhos da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica

Confira aqui a Resolução TRE-RO n.1/2020

Confira aqui o Edital n. 1/2020 da Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas

Confira aqui a Ata  de reunião Nº 2/2020 - COMISSÕES/CAUVE

Confira aqui o inteiro teor da Ata n. 4/2020 - Comissões/Cauve

Confira aqui o inteiro teor da Ata n. 6/2020 - Comissões/Cauve

 

 

 Seção de Comunicação Social do TRE-RO

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