TRE-RO disponibiliza vias físicas de boletins de urna para consulta

É Fake News informações sobre a recontagem de votos

É Fake News informações sobre a recontagem de votos

A Justiça Eleitoral em Rondônia, atendendo a pedido de grupo de movimento político liderado por candidatos, disponibilizou as vias físicas dos boletins de urnas das 2ª, 6ª, 20ª e 21ª zonas eleitorais para consulta in loco.

O motim da questão, segundo o grupo de candidatos, era a não conformidade entre os resultados divulgados pelo TSE com os dados efetivamente inseridos nas urnas.

Após intensa mobilização do Tribunal para preparação dos boletins, bem como a organização necessária para recebimento dos candidatos, estes puderam confirmar a veracidade das informações e, então, terem a certeza da confiabilidade do sistema eletrônico de votação.

Atraso na divulgação dos resultados

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a demora na divulgação dos resultados das eleições foi motivada por problemas técnicos; o atraso médio de duas horas e trinta minutos na divulgação dos resultados das Eleições Municipais foi ocasionado por recurso de inteligência artificial existente em um otimizador do banco de dados Oracle, responsável pela velocidade no processamento das informações, conforme a Corte Superior.

Apesar disso, os cidadãos portovelhenses tiveram acesso ao resultado das urnas no mesmo dia, com aproximadamente 1 hora e meia de atraso.

Boletins de urna

Os cidadãos e candidatos que quiserem consultar os boletins de urna poderão realizar em consulta pública através do link.

É possível também acompanhar os resultados finais em cada município através do site.

Os candidatos que quiserem consultar as vias físicas dos boletins de urna deverão comparecer no edifício-sede do TRE-RO, sala da COSE, piso 2, até as 16h desta terça-feira (24).

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Últimas notícias postadas

Recentes