Justiça Eleitoral debate estratégias para 2026 na 90ª edição do Coptrel
Presidentes e diretores-gerais dos 27 tribunais regionais do país reúnem-se para discutir temas estratégicos para as Eleições 2026.

A abertura oficial da 90ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) acontece nesta quinta-feira (5), às 19h30, no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no Recife. O encontro reúne os presidentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país para debater temas estratégicos relacionados à preparação das Eleições 2026 e ao fortalecimento da Justiça Eleitoral.
O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) participa do encontro com o presidente, desembargador Raduan Miguel Filho, a diretora-geral Lia Maria Araújo, o assessor de comunicação Ricardo Tamborim e a assessora da presidência Érica Machado.
Reuniões preparatórias antecedem encontro dos presidentes
Antes da abertura oficial, a programação do Coptrel começou na quarta-feira (4) com uma reunião preparatória entre os diretores-gerais dos TREs de todo o Brasil, realizada na Escola da Magistratura de Pernambuco (Esmape).
Durante o encontro, foram discutidas 14 resoluções aprovadas recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com foco na integridade do processo eleitoral e na organização das próximas eleições.
As reuniões preparatórias continuam nesta quinta-feira (5), com a sequência do encontro entre diretores-gerais e também com um espaço dedicado ao debate entre assessores de comunicação dos TREs. As propostas discutidas pelos dois grupos serão apresentadas aos presidentes dos tribunais.
Programação segue até sexta-feira
Na sexta-feira (6), os presidentes dos TREs participaram da reunião geral do Coptrel. O objetivo é discutir temas importantes para a atuação da Justiça Eleitoral, como inovação, gestão, segurança do processo eleitoral e qualidade do atendimento ao eleitorado.
Ao final do encontro será divulgada a Carta do Recife, documento que reúne as principais diretrizes e posicionamentos definidos pelos dirigentes da Justiça Eleitoral para a condução das próximas eleições.
Sobre o Coptrel
O Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais foi fundado em 16 de setembro de 1995, na cidade de Florianópolis, estado de Santa Catarina. Trata-se de uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais.
#ParaTodosVerem
Registro fotográfico em sala de reunião, autoridades e representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais participam de encontro do 90º Coptrel. Um homem fala ao microfone ao lado de uma tela que exibe o nome do evento e a cidade de Recife. Participantes estão sentados em mesas organizadas em formato de “U”, com computadores, microfones e pequenas bandeiras dos estados. No canto inferior direito da imagem aparece a marca do TRE-RO.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
| 




