Título de eleitor cancelado? Regularize até 6 de maio e evite transtornos
Mais de 62 mil eleitores em Rondônia precisam regularizar a situação para votar nas Eleições de 2026

Estar com o título de eleitor cancelado pode trazer diversas restrições à vida cidadã, como o impedimento de votar, tomar posse em cargo público, emitir passaporte ou se inscrever em concursos públicos. Em Rondônia, mais de 62 mil eleitoras e eleitores estão nessa situação e precisam regularizar o título junto à Justiça Eleitoral.
O prazo para regularização vai até o dia 6 de maio, data-limite para quem deseja estar apto a votar nas Eleições Gerais de 2026. A orientação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) é que a população não deixe para a última hora, evitando filas e possíveis contratempos nos cartórios eleitorais.
Como saber se o título está cancelado
A eleitora ou o eleitor pode consultar a situação eleitoral por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no site do TRE-RO, pelo aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral.
Apesar das opções digitais, comparecer ao cartório eleitoral é a melhor alternativa para quem está com o título cancelado, já que é necessário realizar o cadastro biométrico, procedimento que ocorre exclusivamente de forma presencial.
Atendimento presencial
Para o atendimento, é necessário comparecer ao cartório eleitoral com documento oficial com foto e comprovante de residência. O atendimento presencial é obrigatório para eleitoras e eleitores que não possuem biometria cadastrada ou que precisam refazê-la.
A recomendação é clara: procure o cartório eleitoral o quanto antes, fique em dia com a Justiça Eleitoral e garanta seu direito ao voto. Regularizar agora é mais rápido, evita filas e contribui para o fortalecimento da democracia.
O TRE-RO reforça que a regularização do título é gratuita. Há cobrança apenas de multa nos casos de ausência injustificada às eleições.
O atendimento nos cartórios eleitorais em todo o estado ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30.
#ParaTodosVerem
Pessoa segura um celular com o aplicativo e-Título aberto na tela. Sobre a imagem, aparece a palavra “CANCELADO” em destaque, indicando a situação irregular do título de eleitor.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|

