TRE-RO participa de audiência pública sobre valorização e direitos das mulheres negras
Audiência pública discutiu reparação histórica e políticas de valorização

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) participou da Audiência Pública “Reparação e Bem Viver para Mulheres Negras em Rondônia”, realizada na última quinta-feira (10/09), no auditório Amizael Gomes da Silva, na Assembleia Legislativa.
Representando o Tribunal, estiveram presentes a Diretora-Geral, Lia Maria Araújo Lopes, que discursou na abertura da audiência, além de servidoras e servidores integrantes das seguintes comissões: Comissão de Equidade Racial; Comissão Gestora de Políticas de Gênero e Diversidade – CONVIVER; Comissão de Equidade de Gênero e de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Praticada em face de Magistradas e Servidoras no Âmbito da Justiça Eleitoral em Rondônia.
Objetivo da audiência pública
O encontro teve como objetivo fortalecer a luta pela valorização, justiça e direitos das mulheres negras, promovendo um espaço de escuta, reflexão e fortalecimento para combater o racismo, o sexismo e as múltiplas violências que as afetam, além de reivindicar políticas públicas com foco na reparação histórica e no direito ao bem viver.
De acordo com o 19º Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2025), a violência contra mulheres negras ainda é uma realidade preocupante. Em 2023, mais de 68% dos homicídios femininos no Brasil tiveram mulheres negras como vítimas. Em Rondônia, no período de 2018 a 2023, cerca de 31% dos homicídios femininos atingiram mulheres negras, índice acima da média nacional.
Compromisso institucional
Ao participar do debate, o TRE-RO reforça seu compromisso com a promoção da igualdade racial e de gênero, apoiando iniciativas que buscam uma sociedade mais justa e inclusiva, onde mulheres negras tenham seus direitos garantidos, segurança e dignidade.
#PraTodosVerem
Fotografia de uma audiência pública realizada em um auditório oficial. Ao fundo, sobre uma mesa ampla, estão sentadas várias autoridades e representantes, entre homens e mulheres. Atrás da mesa, aparecem as bandeiras do Brasil e do Estado de Rondônia. Na frente da mesa, há faixas com os dizeres: “Marcha das Mulheres Negras de Rondônia – Reparação e Bem Viver”, acompanhada da silhueta colorida de perfis femininos. Banner do Preticomitê – Centro de Mulheres Pretas Empoderadas. Outra faixa menor, repetindo a identidade visual da Marcha das Mulheres Negras. No primeiro plano da foto, é possível ver mulheres da plateia acompanhando a audiência. No canto superior direito, há ícones de redes sociais. Na parte inferior central da imagem, em uma tarja azul, está escrito #notícia.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|