TRE-RO participa do 87 COPTREL em São Paulo
Representantes do tribunal discutem inovação, inteligência artificial e desafios das eleições de 2026 no evento que reúne a Justiça Eleitoral de todo o país.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) participa do 87º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), que acontece entre os dias 20 e 22 de março, em São Paulo. O evento reúne representantes da Justiça Eleitoral de todo o país para debater temas importantes sobre as eleições e a gestão dos tribunais.
O presidente do TRE-RO, desembargador Daniel Lagos, e a diretora-geral, Lia Maria Araújo, participam das atividades, que incluem palestras, reuniões técnicas e apresentação de projetos inovadores.
Abertura oficial
A solenidade de abertura acontece nesta quinta-feira (20), às 18h, no Palácio da Justiça de São Paulo, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-SP no YouTube. O evento conta com a presença do presidente do COPTREL e do TRE-SP, desembargador Silmar Fernandes.
Reunião dos Diretores-Gerais
Antes da abertura oficial, os diretores-gerais dos tribunais eleitorais se reúnem para discutir temas como uso da inteligência artificial (IA) na Justiça Eleitoral, impacto da devolução de servidores requisitados e a força de trabalho nos cartórios eleitorais. A palestra "IA e Desinformação", ministrada pelo especialista Ronaldo Lemos, está entre os destaques da programação.
Debates entre os Presidentes dos TREs
Na sexta-feira (21), os presidentes dos TREs se reúnem para debater os desafios das Eleições 2026. O encontro também contará com apresentações sobre estratégias de combate à desinformação e avanços tecnológicos para o próximo pleito.
Comunicação e combate à desinformação
Os assessores de comunicação dos tribunais também participam do evento, discutindo formas de melhorar a informação ao eleitor e combater fake news. Além disso, será debatida a implantação de novas ferramentas para aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade.
Carta de São Paulo
Ao final do encontro, será assinada a "Carta de São Paulo", documento que reúne as principais decisões e compromissos firmados durante o evento.
Assessoria de Comunicação do TRE-RO
Acompanhe nossas redes
|
|