TRE-RO participa do 85º Encontro do Coptrel em Macapá

Solenidade de abertura abriu oficialmente o evento na noite desta quinta-feira (6)

Solenidade de abertura abriu oficialmente o evento na noite desta quinta-feira (6)

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), representado pelo seu presidente, desembargador Daniel Lagos, participou da abertura do 85º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel), sediado em Macapá (AP).

A abertura aconteceu na noite desta quinta-feira (6), no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). O Coptrel reúne dirigentes dos 27 TREs do país.

Durante a cerimônia foram homenageadas autoridades do Legislativo e Judiciário que contribuíram com a Justiça Eleitoral. Um dos homenageados foi desembargador Roberval Beliinati, que esteve à frente do TRE do Distrito Federal no biênio 2022-2024. Ele recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral.

"Na Justiça Eleitoral somos uma família. Fico muito honrado de receber essa homenagem do TRE Amapá, um reconhecimento importante para mim", disse Belinati.

O presidente do COPTREL, desembargador Boccaline, em seu pronunciamento destacou a importância da troca de experiência entre os regionais.

"Nas reuniões do COPTREL, são construídas diretrizes, propostas e uniformizadas soluções que impactam na vida de eleitoras e eleitores para que possam exercer o direito à cidadania em nosso país. Vamos reforçar o elo entre os TREs, de modo a construir uma Justiça Eleitoral cada vez mais sólida e forte para a nossa sociedade”, disse.

Na cerimônia de abertura, o tribunal anfitrião preparou uma apresentação sobre a cultura indígena, característica do Estado do Amapá. Casais Waiapi, tribo que vive na região de Pedra Branca, executaram a dança Turé, típica dos povos originários amapaenses. A liderança indígena explicou que a apresentação expressa a satisfação pela parceria e estreitamento das relações entre o Povo Waiãpi e o Regional amapaense.

Durante esta sexta-feira (7), ocorre a reunião de presidentes dos TREs presentes, onde serão discutidos temas relativos às Eleições de 2024 e o resultado das propostas e discussões será divulgado no sábado (8), na Carta do Amapá, ao final do evento.

 

Sobre o Coptrel

Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (Coptrel) é uma sociedade civil sem fins lucrativos de âmbito nacional. Seu objetivo é discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-AP

Acompanhe nossas redes

Logo Facebook | Logo Instagram | Logo Youtube  | Logo X

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido