Portal Título Net tem novas funcionalidades para facilitar serviços ao eleitor

Página de autoatendimento está mais acessível e intuitiva

Página de autoatendimento está mais acessível e intuitiva

Já está no ar a nova página do Título Net, que foi reestruturada com um menu de opções e funcionalidades para facilitar os serviços oferecidos a eleitoras e eleitores.

Além de ser mais intuitiva, a página passou a oferecer opções simples como, por exemplo, apenas corrigir o nome da mãe ou do pai que foi grafado errado. Ou, ainda, atualizar o endereço ou transferir o título para outro município.

Os botões contam com textos curtos e objetivos para explicar como usar cada função, mas também há links com textos mais completos e extensos para quem busca mais informações. Nesse caso, basta clicar no sinal de interrogação que aparece ao lado de cada botão de serviço.

As opções tradicionais continuam ativas para tirar o primeiro título ou revisar todos os dados cadastrais.

De acordo com Luciano Bohnert, da Seção de Cadastro de Eleitor (Secad) ligada à Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE, as alterações fazem parte da evolução dos sistemas e ocorreram após pesquisa bastante ampla com diversos usuários para construir uma página que atendesse às necessidades de eleitores e, principalmente, aos critérios de objetividade e simplicidade, com termos claros para encontrar com facilidade o serviço de que cada um precisa.

As inovações surgiram a partir de um projeto da Corregedoria-Geral Eleitoral do TSE. De acordo a secretária da CGE, Ariadne Nolêto, “agora, em vez de uma lista de serviços, há apenas quatro opções em formato de botões para ficar claro ao cidadão que se trata de uma funcionalidade. Cada um com uma cor diferente para que se destaquem um dos outros”.

Segundo ela, é preciso ter em mente que a maioria dos usuários utiliza os serviços pelo celular; então a nova versão foi concebida de forma que todas as opções ficassem visíveis na tela do aparelho sem necessidade de rolagem da página. Tudo para deixar mais prático e mais acessível o serviço ao cidadão.

Acessibilidade e responsividade

Para garantir que os serviços vão funcionar com efetividade para todos os usuários e usuárias, houve foco especial na acessibilidade, inclusive com testes realizados por pessoas cegas que validaram a usabilidade dos sistemas.

 

Outro ponto de preocupação foi a chamada responsividade, que é a certeza de que esses serviços vão funcionar bem em celulares. Nesse campo, a interface se adéqua ao tamanho da tela do dispositivo, mantendo sempre o mesmo conteúdo acessado por meio do computador.

Novidade

Uma das novidades implementadas é a “diligência virtual”, que nada mais é do que a possibilidade de o cartório entrar em contato com o eleitor e solicitar informações complementares após a solicitação de uma demanda por cidadão ou cidadã. Por exemplo, caso seja enviada uma imagem de qualidade ruim ou o endereço não bater com o comprovante de residência, a questão poderá ser solucionada de forma totalmente remota.

Já para 2024, será inaugurado outro serviço: a possibilidade de agendar atendimento nos cartórios por meio da plataforma. Se o eleitor precisar coletar a biometria, ele poderá ir com horário previamente marcado para ser atendido com rapidez. 

 

Fonte: TSE.

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O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

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