Dia 8 de dezembro: Dia da Justiça

Em virtude da data, o TRE-RO não funcionará nesta terça-feira (8) de dezembro

Em virtude da data, o TRE-RO não funcionará nesta terça-feira (8) de dezembro

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia parabeniza o Poder Judiciário brasileiro, que comemora nesta terça-feira, 8 de dezembro, o Dia da Justiça. A data foi criada pelo Decreto-Lei nº 8.292 de 1945.

Os tribunais, fóruns e órgãos ligados à Justiça Eleitoral em Rondônia não irão funcionar neste dia, em virtude do feriado em todo território nacional, voltando ao seu horário de atendimento normal na quarta-feira, 9 de dezembro. Lembrando que os atendimentos estão sendo feitos de forma remota por conta da pandemia do coronavírus.

Contexto Histórico

Apesar de ter sido criado em 1945, o Dia da Justiça é comemorado nesta data desde 1940 em referência à Imaculada Conceição, cujo dia é também 8 de dezembro. O dia da santa foi reconhecido pelo Papa Pio IX no século anterior, exatamente no dia 8 de dezembro de1854.

O Dia da Justiça foi celebrado oficialmente pela primeira vez em 1950, por iniciativa da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade fundada em 1949, voltada para a qualificação dos magistrados e esclarecimento para a sociedade sobre as funções dos profissionais do Judiciário.

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido