TRE-RO abriu exposição “86 Anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder”

Além da exposição, o órgão exibiu um vídeo sobre o tema

Além da exposição, o órgão exibiu um vídeo sobre o tema

Na tarde da última terça-feira (24), o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) abriu a exposição “86 Anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder”. Além da mostra, houve a exibição de um vídeo sobre o tema, no auditório do órgão, em Porto Velho.

A apresentação dos totens com o breve histórico político e social das mulheres nos espaços tidos como masculinos e a exibição do vídeo serviram para destacar a representatividade da mulher no Brasil e em Rondônia, em vários segmentos profissionais, sobretudo na participação político-democrática, bem como nas áreas da magistratura e educação de nível superior, que teve como destaque as destemidas mulheres:

1.         Desembargadora Zelite Andrade Carneiro - primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO) e do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, foi corregedora-geral e procuradora-geral de justiça do Ministério Público Estadual rondoniense.

2.         Desembargadora Ivanira Feitosa Borges - primeira juíza de direito do TJ/RO e do TRE/RO, foi corregedora-geral de justiça, corregedora e presidente do TRE/RO.

3.         Juíza Sandra Aparecida Silvestre de Farias Torres - magistrada do TJ/RO. Atuou como juíza de direito internacional no Timor Leste. Atualmente ela é juíza auxiliar da Corregedoria-Geral do Conselho Nacional de Justiça.

4.         Juíza Maria Abadia de Castro Mariano Soares Lima - magistrada do TJ/RO. Foi servidora do Poder Judiciário de Rondônia de 1986 a 1992.

5.         Juíza Federal Jaqueline Conesuque Gurgel do Amaral – primeira mulher rondoniense a ocupar o cargo de magistrada da Justiça Federal. Foi promotora de justiça em Rondônia de 2009 a 2011. Atualmente diretora do Foro da Seção Judiciária em Rondônia.

6.         Advogada Josélia Valentim da Silva - primeira juíza membro da Corte Eleitoral, da classe dos juristas, por dois biênios consecutivos, no período de 2001 a 2005.

7.         Janilene Vasconcelos de Melo - primeira mulher a governar o Estado de Rondônia, em substituição ao governador Jorge Teixeira.

8.         Fátima Cleide Rodrigues da Silva - primeira mulher eleita senadora do Estado de Rondônia.

9.         Odaísa Fernandes – uma das primeiras deputadas eleitas pelo Estado de Rondônia, em 1986, destacando-se na política nos cargos de vereadora, deputada federal e vice-governadora.

10.      Em memória, Rita Furtado – professora e jornalista, primeira mulher a ocupar o cargo de deputada federal pelo Estado de Rondônia.

11.      Em memória, Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos – primeira mulher a ser eleita prefeita na Amazônia, em 1982, pelo Município de Espigão do Oeste. Eleita deputada estadual por quatro mandatos e prefeita por mais dois mandatos.

12.      Joselita Araújo – uma das primeiras deputadas eleitas pelo Estado de Rondônia, em 1986. Foi vereadora e prefeita do Município de Ouro Preto do Oeste.

13.      Aliete Morhy – primeira vereadora eleita pelo Município de Guajará-Mirim, em 1972. Foi procuradora-geral do estado.

14.      Em memória, Marise Castiel – primeira vereadora eleita pelo Município de Porto Velho, em 1976. Exerceu relevante papel na área da educação em Rondônia.

15.      Defensora pública Liliane Torres Mansur Amaral - primeira juíza substituta da Corte Eleitoral, da classe dos juristas.

16.      Maria Berenice Alho da Costa Tourinho - primeira reitora da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Mestre em serviço social e doutora em psicologia social e do trabalho.

17.      Eunice Johnson – primeira mulher negra a ingressar na Unir. Graduada em filosofia e mestre em psicologia social.

18.      Indira Simionatto Stédile Assis Moura – primeira surda mestre em letras da região norte. Foi a primeira presidente da Associação dos Surdos de Porto Velho.

19.      Idelzuita da Silva – servidora da Unir, desde 1985. Atua no departamento de medicina e participa ativamente da formação dos acadêmicos de medicina da Unir.

Reconhecendo a valorosa atuação delas, o Tribunal prestou homenagem e, no momento da solenidade, entregou as placas comemorativas dos “86 anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder” às mulheres mencionadas.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido