Audiências e Consultas Públicas

Audiências Públicas

No bojo das providências adotadas pela Justiça Eleitoral de Rondônia para minimizar os efeitos das notícias falsas(fake news) que puseram em dúvida a segurança das urnas eletrônicas nas eleições 2018, bem como, responder às 330 denúncias registradas no Estado de Rondônia sobre o mau funcionamento de urnas eletrônicas, este Tribunal realizou duas audiências públicas: uma em Porto Velho, no dia 23/10/2018 e outra em Ouro Preto do Oeste, no dia 24/10/2018, ambas coordenadas pela Diretora-Geral do TRE-RO, Lia Maria Araújo Lopes.

Para participar destas audiências públicas foram convidados representantes dos órgãos de segurança pública, Ministério Público Estadual e Federal, representantes da sociedade civil, eleitores (especialmente os autores das denúncias de mal funcionamento das urnas) e sociedade em geral.

Na oportunidade, foram esclarecidas, de forma individual, as ocorrências do 1º turno da eleição 2018, bem como prestadas todas as informações concernentes ao funcionamento das Urna Eletrônica, bem como a segurança do voto informatizado no Brasil, e facultada a palavra aos eleitores presentes, que puderam compartilhar suas experiências e tirar dúvidas acerca do ocorrido.

As duas audiências contaram com o uso da tecnologia de transmissão ao vivo pelo perfil do Youtube deste Regional, garantindo assim a transparência de todos os atos praticados por esta Justiça Eleitoral.

O conteúdo e o resultados das audiências podem ser conferidos nos links:

 1. Audiência Pública sobre a segurança das Urnas Eletrônicas - realizada em Porto Velho.

 2. Consolidação dos resultados das Audiências Públicas sobre a segurança das Urnas Eletrônicas - realizadas em Porto Velho e Ouro Preto do Oeste.

 

Consultas Públicas

Consulta Pública Metas para 2018

Consulta Pública Metas para 2019