Mostra Multimídia "86 Anos do Voto Feminino no Brasil - A Mulher nos Espaços de Poder"

86 Anos do Voto Feminino no Brasil
e a Mulher nos Espaços de Poder

APRESENTAÇÃO

 

Em 2018 comemora-se 86 anos desde que a mulher conquistou o direito de votar e de ser votada no Brasil. A luta pelo voto feminino e pela participação das mulheres na política, apesar de antiga (data de meados do século XIX), ainda está longe de acabar. Hoje, no mundo inteiro, é ínfima a representatividade feminina nos cargos eletivos. O Brasil ainda mantém sua posição entre os países mais conservadores.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, reconhecendo a legitimidade dessa luta, apresenta a exposição 86 Anos do Voto Feminino no Brasil e a Mulher nos Espaços de Poder, cumprindo o papel de homenagear as mulheres e, ao mesmo tempo, reforçar a urgência do atendimento às demandas pela igualdade de gênero.

A exposição multimídia oferece a seus visitantes a oportunidade de conhecerem a evolução do direito da mulher brasileira à plena cidadania. Quanto à acessibilidade, cada Qr Code, no alto e, à direita dos painéis, linka diretamente o visitante às fontes informativas, bastando para tanto um celular e um app de leitura para Qr Codes.

A mostra faz o devido registro da influência internacional das sufragistas, para, em seguida, salientar alguns dos marcos da história nacional relativos à luta pelo direito das brasileiras de dar e receber votos, destacando, ainda, algumas das mulheres que se sobressaíram na trajetória das eleições brasileiras. Reúne, por fim, documentos, dados e imagens que dialogam com o tema do voto feminino.

A Justiça Eleitoral não poderia deixar de dar seu testemunho da importância que o voto feminino tem para o mundo e, particularmente para a nação brasileira. Com esta mostra, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia espera semear a contínua valorização do exercício da cidadania por aquelas que demandam o pleno direito de serem ouvidas e representadas em um país democrático como o Brasil.

A Comissão de Memória Eleitoral

Veja aqui , o catálogo eletrônico de "86 Anos do Voto Feminino no Brasil - A Mulher nos Espaços de Poder".

Assista o Vídeo sobre a exposição dos "86 Anos do Voto Feminino e a Mulher nos Espaços de Poder" produzido pelo TRE-RO para homenagear as mulheres e destacar a sua representatividade no Brasil, em Rondônia e em vários segmentos profissionais - sobretudo na participação político-democrática, bem como nas áreas da magistratura e educação de nível superior, que teve como destaque as destemidas mulheres.

Participe! Acesse! Compartilhe!

COMISSÃO DE MEMÓRIA ELEITORAL

Áurea Cristina Saldanha Oliveira
Solange Mendes Garcia
Cícero João de Freitas
Fábio Zanco de Oliveira Ferraz
Marta de Lucia Silva Souza
Joeser Alvares da Silva

de segunda à sexta
das 9h às 12
das 14h ás 18h