Mostra Multimídia "Memória das Eleições" 2018

hiperconectados
semana dos museus
tre-ro
"Museus Hiperconectados - novas abordagens, novos públicos"

Na Semana Internacional dos Museus, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, ao reconhecer a importância de  registros históricos locais, apresenta a exposição “Memória das Eleições”, oferecendo a seus visitantes uma oportunidade de visualizar parte do acervo imagético relativo às questões eleitorais locais e regionais.

A mostra traz alguns painéis com infográficos explicativos sobre os processos eleitorais para senadores e deputados, visitando a trajetória dos votos feminino e indígena, a participação desses, incluindo a da população negra na política partidária, enfatizando a força de uma cidadania forjada na luta pela democracia.

Um painel especial sobre a eleição do Presidente Epitácio Pessoa, no ano de 1919, apresenta ao público um pouco da vida daquele que foi o único presidente brasileiro eleito e empossado no exterior do país, mostrando ainda, o inteiro teor da ata eleitoral local, documento raro e único, resgatado pelo Centro de Documentação do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Em outros painéis locais, apresentamos a memória imagética de dois grandes eventos: A trajetória de Aluísio Ferreira, deputado eleito e reeleito pelo antigo Território Federal de Rondônia, e as Eleições de 1982, as primeiras eleições regulares realizadas no ano da criação deste Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

O tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados: cada QrCode no alto e à direita dos painéis, linka diretamente o visitante às fontes informativas, bastando para tanto, um celular e um app de leitura para QrCodes.

Paralelo a isso, os visitantes podem acessar também, o evento "Hiperconexão: Centros de Memória da Justiça Eleitoral em Rede" no QrCode acima deste painel: um link que conecta esta exposição à outras 10 mostras simultâneas, numa ação colaborativa entre os TREs, que participam da 16ª Semana de Museus.

Mesmo com o destaque para o aspecto digital, ressaltamos o papel essencial das relações interpessoais nos museus: as memórias têm cheiro, cor, gosto...e isso é ainda demasiadamente humano.

COMISSÃO DE MEMÓRIA ELEITORAL

Áurea Cristina Saldanha Oliveira
Solange Mendes Garcia
Cícero João de Freitas
Fábio Zanco de Oliveira Ferraz
Joeser Alvares da Silva

Av. Presidente Dutra, nº 1889 Baixa da União
Porto Velho - RO - 76.805-859 - Brasil
Tel: (+55-69) 3211-2000
Fax Protocolos: (+55-69) 3223-6183

de 9h às 12h e de 14h às 17h
de segunda à sexta