Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Rondônia

PRIMAVERA DOS MUSEUS

CELEBRANDO A EDUCAÇÃO EM MUSEUS 

 

Essa edição da Primavera dos Museus ofereça às instituições museológicas e aos processos museais a oportunidade de celebrar a educação museal no Brasil. Os museus devem ser reconhecidos como espaços plurais que propiciam vivências diversas e trocas constantes de conhecimentos e experiências e, nesse sentido, a educação permeia todos os seus cantos.

Assim, o tema desse ano vem celebrar a dimensão educativa dos museus, em todos os seus aspectos, e sua importância na dinamização dos espaços museais. A 12ª Primavera dos Museus convida o público e as instituições a refletirem sobre o lugar da educação nos museus brasileiros e sobre os desafios e as perspectivas dessa modalidade educacional, para promover a valorização da formação integral em interação com uma reapropriação do espaço museal.

 

MOSTRA MULTIMÍDIA "86 ANOS DO VOTO FEMININO NO BRASIL E A MULHER NOS ESPAÇOS DE PODER"



A exposição “Memória das Eleições”, oferece a seus visitantes uma oportunidade de visualizar parte do acervo imagético relativo às questões eleitorais locais e regionais. A mostra traz alguns painéis com infográficos explicativos sobre os processos eleitorais, a participação das minorias, bem como, outras memórias imagéticas pertencentes ao acervo institucional,e, em consonância com o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” os QrCodes no alto e à direita dos painéis, linkam diretamente o visitante às fontes informativas, bastando para tanto, um celular e um app de leitura para QrCodes.



Livro Sentinelas de Rondônia

Como Sentinelas Avançadas: A Justiça Eleitoral em Rondônia, 2003 (formato ZIP)

Como Sentinelas Avançadas: A Justiça Eleitoral em Rondônia, 2ª Ed. 2013 (formato ZIP)

Instrução normativa TRE-RO nº 1/2013 (formato PDF) - Cria o Espaço Cultural da Justiça Eleitoral de Rondônia nas dependências do edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, disciplina seu uso e dá outras providências.

Resolução TRE-RO nº 4/2007 - Dispõe sobre a Criação do Centro de Memória e Documentação Histórica da Justiça Eleitoral de Rondônia.

Criação

O Centro de Memória e Documentação Histórica da Justiça Eleitoral de Rondônia foi criado oficialmente pela Resolução TRE-RO nº 4/2007, de 20 de março de 2007, publicada no Diário da Justiça n. 58, de 28/03/2007, p. A-26/27, e tem como finalidade pesquisar, reunir, classificar, catalogar, organizar, administrar, conservar e divulgar o acervo da Memória da Justiça Eleitoral no Estado de Rondônia, compreendendo os registros de reconhecido valor histórico em papéis, fotos, documentos, objetos, bens e em outros meios que contribuam para a formação de um espaço cultural aberto ao intercâmbio com outras entidades de caráter cultural ou educacional para atendimento a pesquisadores, a estudantes e ao público em geral.

Responsável: Joeser Alvares da Silva
(Bel. em História/UNIR-RO & Pdg em Jornalismo e Mídia/UNINTES-RO)
Representante do Comitê de Memória Eleitoral Nacional - REME

Demais Responsáveis:
Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação
Seção de Comunicação Social

Telefone:
(69) 3211-2004 (Joeser)
(69) 3211-2019 (Solange)

E-mails:

joeser.alvares@tre-ro.jus.br

solange.garcia@tre-ro.jus.br