Centro de Memória da Justiça Eleitoral de Rondônia

 

18ª SEMANA DE MUSEUS

 

No dia 18 de maio, desde 1977, é celebrado o Dia Internacional de Museus. Nas palavras do ICOM – International Council of Museums, seu idealizador, o objetivo da data é chamar a atenção para que “Museus são um importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e de desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”.

Museus do mundo todo organizam, nessa data, eventos e atividades a partir de um tema comum proposto pelo ICOM. No último ano, cerca de 37.000 museus, de mais de 150 países, participaram do Dia Internacional de Museus, o que demonstra a abrangência e relevância da iniciativa. No Brasil, o Ibram – Instituto Brasileiro de Museus coordena a Semana Nacional de Museus, que já está em sua 18ª edição, estendendo a comemoração dessa data.

O tema proposto pelo ICOM, para este ano, é:“Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”.

Oportunidade em que convidamos todos os museus brasileiros a repetirem sobre as desigualdades presentes na sociedade contemporânea e sobre a participação construtiva que os museus podem ter no tecido social. São muitas as possibilidades de atuação dos museus, tanto na relação com seus públicos e acervos, como na relação dos museus entre si.

 FONTE:IBRAM


"CONSTRUTORAS DA DEMOCRACIA - MULHERES, ONTEM E HOJE"

EXPOSIÇÃO VIRTUAL

A Exposição Virtual está composta de registros (fotografias e resumo biográfico) constantes de duas exposições presenciais apresentadas anteriormente pelo Tribunal, as quais destacam de modo resumido a luta empreendida por mulheres em todo o mundo para conquista de espaço no âmbito da política e, de modo particular, o protagonismo alcançado por mulheres no Estado de Rondônia. 

Confira nossa Programação

Acesse aqui: Construtoras da Democracia - Mulheres, Ontem e Hoje

 

 

 

 



Livro Sentinelas de Rondônia

Como Sentinelas Avançadas: A Justiça Eleitoral em Rondônia, 2ª Ed. 2013 (formato ZIP)

Instrução normativa TRE-RO nº 1/2013 (formato PDF) - Cria o Espaço Cultural da Justiça Eleitoral de Rondônia nas dependências do edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, disciplina seu uso e dá outras providências.

Resolução TRE-RO nº 4/2007 - Dispõe sobre a Criação do Centro de Memória e Documentação Histórica da Justiça Eleitoral de Rondônia.

Criação

O Centro de Memória e Documentação Histórica da Justiça Eleitoral de Rondônia foi criado oficialmente pela Resolução TRE-RO nº 4/2007, de 20 de março de 2007, publicada no Diário da Justiça n. 58, de 28/03/2007, p. A-26/27, e tem como finalidade pesquisar, reunir, classificar, catalogar, organizar, administrar, conservar e divulgar o acervo da Memória da Justiça Eleitoral no Estado de Rondônia, compreendendo os registros de reconhecido valor histórico em papéis, fotos, documentos, objetos, bens e em outros meios que contribuam para a formação de um espaço cultural aberto ao intercâmbio com outras entidades de caráter cultural ou educacional para atendimento a pesquisadores, a estudantes e ao público em geral.

Responsável: Joeser Alvares da Silva
(Bel. em História/UNIR-RO & Pdg em Jornalismo e Mídia/UNINTES-RO)
Representante do Comitê de Memória Eleitoral Nacional - REME

Demais Responsáveis:
Secretaria Judiciária e de Gestão da Informação
Seção de Comunicação Social

Telefone:
(69) 3211-2004 (Joeser)
(69) 3211-2019 (Solange)

E-mails:

joeser.alvares@tre-ro.jus.br

solange.garcia@tre-ro.jus.br