Dia da Memória do Poder Judiciário

O dia 10 de maio comemora o acervo e o legado dos tribunais e personalidades que fizeram e fazem justiça no Brasil

O dia 10 de maio comemora o acervo e o legado dos tribunais e personalidades que fizeram e fazem...

Instituída por resolução do Conselho Nacional de Justiça, a data é comemorada neste dia 10 de maio pela primeira vez e objetiva incentivar os órgãos do Poder Judiciário a implementar ações que possam contribuir para o fomento de atividades de preservação da história dos vários tribunais do país, ensejando maior consciência de conservação e tratamento dos arquivos judiciais, museus, memoriais e bibliotecas, dentre outros.

Nessa perspectiva, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, por meio do Centro de Memória, promove esta exposição virtual, a qual disponibiliza imagens digitalizadas extraídas do extinto Jornal “O Alto Madeira” do ano de 1982, publicadas pela Biblioteca Nacional, em sua hemeroteca; disponibiliza também outras imagens extraídas do livro “Como Sentinelas Avançadas: A Justiça Eleitoral em Rondônia, 2ª Ed. 2013. ”

Completam esta exposição três vídeos documentários da plataforma youtube, cujas imagens históricas remetem-nos a registros filmográficos da época.

A pesquisa realizada revela diversos momentos que antecederam a criação e instalação do Poder Judiciário, no então recém-criado Estado de Rondônia. Propõe-se ainda, a mostrar algumas peculiaridades caras à Memória da Justiça Eleitoral, prestando um tributo àqueles pioneiros envolvidos tanto nas disputas políticas quanto nas lides jurídicas, os quais contribuíram sobremaneira para a estruturação das instituições que hoje alicerçam essas paragens do poente.

Confira aqui a página do Centro de memória do TRE-RO

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido