TRE-RO realiza Live sobre as transformações ocorridas no mundo por conta da pandemia do COVID-19

O debate foi o primeiro do tipo a ser realizado pelo tribunal

O debate foi o primeiro do tipo a ser realizado pelo tribunal

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia realizou na tarde dessa quarta-feira (15) de abril, o debate com tema o Judiciário, advocacia e academia em tempos de coronavírus: passado, presente e futuro. A transmissão aconteceu por meio do canal do YouTube do TRE-RO. 

O bate-papo abordou as principais mudanças ocorridas com a chegada do coronavírus, e as lições a serem aprendidas após a passagem do mesmo. A conversa contou com a participação do presidente do TRE-RO, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, os advogados, Edson Pontes Pinto e Márcio Melo Nogueira e também os professores, Delson Fernando da Universidade Federal de Rondônia – Unir e Diego Vasconcelos.

De início, o desembargador Marcos Alaor abordou sobre a mudança nas pautas do judiciário em 30 dias. Antes da pandemia, “as pautas eram relacionadas à inteligência artificial, construção de direitos fundamentais através da jurisprudência e de precedência. Em 30 dias, isso tudo mudou e violamos o código de processo civil, sem nenhuma deferência ao legislador, ao permitir por exemplo sustentação oral aqueles que estão na comarca. O código de processo civil não permite sustentação oral via videoconferência dos advogados, e após a violação ninguém reclamou, nem advogado, nem OAB, procuradores e Ministério Público”.

O desembargador ressaltou ainda as sessões plenárias virtuais que estão sendo feitas no âmbito judiciário, os avanços em termos de videoconferência, por conta da pandemia no novo coronavírus, lembrando que a Suprema Corte Americana ainda transmite somente áudio das sessões, e não vídeos como vem acontecendo na Justiça brasileira.

Foi discutido também sobre advocacia, na oportunidade o advogado Marcio Nogueira destacou que a advocacia nunca mais será o mesmo, pois “ é nesse mundo verdadeiramente digital se conecta muito mais com os clientes, levando o sentimento da justiça à relação”.

Sobre a educação nesses tempos de pandemia, foi questionado as plataformas de ensino virtual, aproveitando esse espaço de isolamento. “Temos a necessidade de nos adaptar a uma plataforma que já existia, e isso vai mudar o nosso papel como professor, as aulas on-line vêm para questionar o nosso papel como professor e o mundo não pode parar” ressaltou o advogado e professor Edson Pontes Pinto.
E sobre as plataformas, O professor Delson Xavier concluiu as aspas do professor Edson destacando que esse método de ensino virtual só agrega valor ao ensino de direito. “Temos que evoluir, nós precisamos avançar, incorporar essas tecnologias no ensino do direito”.
Finalizando o bate-papo, os palestrantes concluíram que há uma nova ordem mundial, econômica e social que nos pede uma reflexão seja no Poder Judiciário, na academia ou nos operadores dos direitos da advocacia.
Tivemos uma média de 70 a 90 pessoas que assistiram a live, com 207 participações de internautas, número acima das sessões presenciais, o que reforça a o interesse público em participar das ações institucionais dos poderes através dos meios tecnológicos disponíveis.


Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido