Memória eleitoral: A 32ª Zona Eleitoral de Rondônia – Machadinho D’Oeste e Vale do Anari

A 32ª Zona Eleitoral possui 29.316 eleitores aptos a votar e 117 seções eleitorais

A 32ª Zona Eleitoral possui 29.316 eleitores aptos a votar e 117 seções eleitorais

O Município de Machadinho D’Oeste surge de um povoado que ali se estabeleceu ao final do século XIX – quando acontecia o Primeiro Ciclo da Borracha. Seringueiros e mercadorias subiam o rio Machado ou Ji-Paraná em embarcações com os seringais como seu destino, retornando depois com carregamentos de látex.

Com os projetos oficiais de colonização implantados pelo governo através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) surge, em 1982, o Projeto Assentamento Machadinho. Esse projeto de assentamento começa o processo de colonização do território.

Vale do Anari

A maior parte da área rural do município foi colonizada pelo Projeto Fundiário Vale do Anari. O povoado inicia também em 1983, quando ocorre a abertura da estrada que liga Jaru ao Projeto.

A instalação do Município de Vale do Anari se dá no dia 1º de janeiro de 1997, quando toma posse o primeiro prefeito eleito, vice-prefeito e os primeiros vereadores.

32ª Zona Eleitoral

A criação da 32ª Zona Eleitoral foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em julho de 1999, originada as da 26ª Zona Eleitoral de Rondônia. O Juízo possui jurisdição sobre os municípios de Machadinho D’Oeste e de Vale do Anari.

A 32ª Zona Eleitoral possui 29.316 eleitores aptos a votar e 117 seções eleitorais, sendo 96 em Machadinho D’Oeste e 21 em Vale do Anari. Além disso, possui um total de 23 locais de votação distribuídos nos dois municípios.

Essa Zona tem como juiz eleitoral Muhammad Hijazi Zaglout, como promotora eleitoral Naiara Ames de Castro Lazzari e como chefe de cartório Leiliane Dias Cabral, além de contar com uma equipe de mais três servidores.

A sede da 32ª ZE fica localizada no Município de Machadinho D’Oeste, na Av. Rio de Janeiro, nº 3134, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3581-2300 e o e-mail para contato é o zon032@tre-ro.jus.br.

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal da Prefeitura de Machadinho D’Oeste, livro “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2 Edição, portal do TSE, portal do TRE-RO e Cartório da 32ª Zona Eleitoral.

Últimas notícias postadas

Recentes