Memória Eleitoral: a 30ª Zona Eleitoral de Rondônia – Ji-Paraná

Com 59.294 eleitores aptos a votar, essa Zona Eleitoral possui 232 seções eleitorais que se dividem por 28 locais de votação

Com 59.294 eleitores aptos a votar, essa Zona Eleitoral possui 232 seções eleitorais que se divi...

Primeiramente habitada por tribos de Jarus e Urupás, a região hoje conhecida como Ji-Paraná começou a ganhar novos habitantes, vindos principalmente do nordeste do Brasil, por volta de 1879. Esse novo povoado fixou moradia na confluência do rio Urupá e tinha como atividade principal a extração do látex das seringueiras. A atividade seringalista às margens dos rios Machado e Urupá foi muito desenvolvida nos anos de 1883 até 1900.

Em 1909, Marechal Rondon chega na embocadura do rio Urupá, onde constrói a primeira estação telegráfica da região que, em consequência do crescimento econômico causado pelo mercado de extração da borracha e pelo grande fluxo de migrantes, torna-se um polo de ações administrativas.

 O crescimento do mercado de extração da borracha na Ásia acaba desvalorizando o brasileiro e, por consequência, o crescimento da população na região de Ji-Paraná cessa. Apenas em 1950 a atividade econômica no local volta a crescer com o garimpo, pois são descobertos diamantes na área.

No ano de 1960 é aberta a BR 364, fator que determinou o começo das organizações de terras desenvolvido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A criação do Território Federal do Guaporé trouxe consigo o distrito de Vila de Rondônia, que mais tarde se tornaria o Município de Ji-Paraná.

30ª Zona Eleitoral

A 30ª Zona Eleitoral de Rondônia origina-se da 3ª ZE, em 1995. Com 59.294 eleitores aptos a votar, essa Zona Eleitoral possui 232 seções eleitorais que se dividem por 28 locais de votação.

A 30ª Zona, além de atender a população de Ji-Paraná, também realiza atendimentos nas aldeias indígenas Ikolen e Tupã, que possuem difícil acesso em decorrência da distância e da estação de chuvas em que se realizam as eleições.

Essa Zona tem como juiz eleitoral Edson Yukishigue Sassamoto, como promotora eleitoral Conceição Forte Baena e como chefe de cartório Osmaldo Rezende Duarte Júnior, além de outros seis servidores que compõem a equipe.

O Cartório eleitoral da 30ª ZE de Rondônia tem sede no Município de Ji-Paraná, Av. Marechal Rondon, nº 1218, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3423-5263 e o e-mail para contato é o zon030@tre-ro.jus.br.

 

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal da Prefeitura de Ji-Paraná, livro “Como Sentinelas Avançadas – A justiça eleitoral em Rondônia” 2ª edição, portal do TRE-RO, portal do TSE e Cartório da 30ª Zona Eleitoral.

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido