Memória Eleitoral: a 29ª Zona Eleitoral de Rondônia – Rolim de Moura

A 29ª Zona Eleitoral divide seus 38.258 eleitores aptos a votar entre 159 seções eleitorais e 16 locais de votação

A 29ª Zona Eleitoral divide seus 38.258 eleitores aptos a votar entre 159 seções eleitorais e 16 locais de votação

Implantado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 1979, o Projeto de Colonização Rolim de Moura deu origem ao município que leva o mesmo nome. A colonização da região teve início com base na Lei de Segurança Nacional e nas propagandas de incentivo a ocupação do território amazônico realizadas pelo governo do Brasil.

O nome Rolim de Moura foi dado em homenagem ao Dom Antônio Rolim de Moura, conhecido também como Visconde de Azambuja, segundo governador da capitania de Mato Grosso, que prestou serviços relevantes à região do Guaporé.

29ª Zona Eleitoral

Originada da 15ª Zona Eleitoral, o Juízo da 29ª Zona é criado no ano de 1995 e instala-se em sede própria em 11 de novembro de 2005. Essa Zona abrange apenas o Município de Rolim de Moura, onde fica sua sede.

A 29ª Zona Eleitoral divide seus 38.258 eleitores aptos a votar entre 159 seções eleitorais e 16 locais de votação. Por ser uma Zona constituída apenas de um município e distrito na zona rural, a realização de eleições no local acontece de maneira relativamente tranquila.  

Essa Zona tem como juiz eleitoral Jeferson Cristi Tessila de Melo, promotora eleitoral Cláudia Machado dos Santos Gonçalves e como chefe de cartório Ivair Simão de Souza, além de outras duas servidoras.

A 29ª Zona fica localizada na Av. São Luiz, nº 4557, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3442-2838 e o e-mail para contato é o zon029@tre-ro.jus.br.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), livro “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª edição, portal do TSE, portal do TRE-RO, cidades.com.br e Cartório da 29ª Zona Eleitoral.

Últimas notícias postadas

Recentes