Memória Eleitoral: a 28ª Zona Eleitoral – Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso

Essa Zona possui, em sua totalidade, 20.849 eleitores aptos a votar, divididos por 82 seções eleitorais

Essa Zona possui, em sua totalidade, 20.849 eleitores aptos a votar, divididos por 82 seções ele...

O povoado que originou o Município de Mirante da Serra data do século XIX, época na qual também acontecia o primeiro ciclo da borracha. Nos anos 1970 é criado, pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Projeto de Colonização Ouro Preto, que dá origem ao Núcleo Urbano de Apoio Rural Mirante da Serra que, posteriormente, deu origem ao município de mesmo nome.

Nova União

O município de Nova União inicia sua história a partir da transformação de um vilarejo em Núcleo Urbano de Apoio Rural, que ficou localizado estrategicamente em uma área de 40 hectares, onde foram instalados diversos serviços como atendimento à saúde, educação e comércio, que passaram a dar suporte aos moradores dessa área rural.

Vale do Paraíso

Também por meio da criação de um Núcleo Urbano de Apoio Rural, o povoamento da região inicia na década de 1980. O município de Vale do Paraíso, desmembrado de Ouro Preto do Oeste, leva esse nome por escolha da população que ali habitava.

28ª Zona Eleitoral

A 28ª Zona Eleitoral originou-se da divisão do Juízo da 13ª, passando a ter, inicialmente, jurisdição sobre os municípios de Nova União, Teixeirópolis e Vale do Paraíso, bem como parte do Município de Ouro Preto do Oeste. Após a nova organização do zoneamento e redistribuição do eleitorado ocorrida em 2017 no Estado de Rondônia, a 28ª ZE passou a ser responsável pelos municípios de Mirante da Serra, Nova União e Vale do Paraíso.

Essa Zona possui, em sua totalidade, 20.849 eleitores aptos a votar, divididos por 82 seções eleitorais, sendo 35 em Mirante da Serra, 22 em Nova União e 25 em Vale do Paraíso.

O Cartório eleitoral da 28ª Zona foi fundado no ano de 1995, e os maiores desafios são atingir localidades muito distantes na realização de pleitos, como aldeia indígena – aproximadamente 110km do Cartório, e local de votação no distrito rural de Santa Rosa, no Município de Vale do Paraíso.

A Zona possui uma equipe composta de 2 servidores, contando também com o juiz eleitoral Glauco Antônio Alves, a promotora Jovilhana Orrigo Ayricke e a chefe de cartório Vanusa Souza da Cunha Rizzo.

Com sede no Município de Ouro Preto do Oeste, o Cartório da 28ª Zona Eleitoral pode ser encontrado na rua Café Filho, nº 083, bairro da União. O telefone para contato é o (69) 3461-2600 e o e-mail para contato é o zon028@tre-ro.jus.br.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal da Prefeitura de Mirante da Serra, portal do TSE, portal do TRE-RO, livro “Como Sentinelas Avançadas – a Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição e Cartório da 28ª Zona Eleitoral.

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido