Memória Eleitoral: 35ª Zona Eleitoral de Rondônia – São Miguel do Guaporé e Seringueiras

A 35ª Zona Eleitoral possui 23.775 eleitores aptos a votar e 94 seções eleitorais

A 35ª Zona Eleitoral possui 23.775 eleitores aptos a votar e 94 seções eleitorais

No dia 16 de junho de 1984, houve uma reunião com o executor do Projeto de Colonização Bom Princípio, doutor João Bosco, para tratar do assunto da criação de um local às margens da BR 429, ligando Costa Marques à BR 364.

Uma doação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de área com 350 hectares deu início à base territorial de São Miguel do Guaporé. O nome foi dado em homenagem ao rio São Miguel, que fica próximo do local, um dos importantes afluentes do rio Guaporé.

A criação do município ocorreu no dia 6 de julho de 1988, através da Lei Estadual nº 206, assinada pelo governador Jerônimo Garcia de Santana, desmembrado do Município de Costa Marques. Sua economia principal tem enfoque na criação de gado e agricultura, sendo considerado um dos maiores produtores de soja do Estado de Rondônia.

A população estimada do município, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, é de 22.931 habitantes e a área territorial se estende por 7.460,219 km².   

Seringueiras

A base territorial de Seringueiras teve início com o Projeto de Colonização Bom Princípio. O nome é uma homenagem a seringueira (Hevea brasiliensis), que é a árvore da borracha.

O Município de Seringueiras foi criado pela Lei Estadual nº 370, de 13 de fevereiro de 1992, assinada pelo governador Oswaldo Piana Filho, com áreas desmembradas dos municípios de São Miguel do Guaporé e de Costa Marques.

O município tem 3.773,5 km² de área territorial e contava com 11.629 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 3,1 habitantes por km² no território do município. 

35ª Zona Eleitoral

Em 2003 foi criada a 35ª Zona Eleitoral com sede no Município de São Miguel do Guaporé, desmembrada da 18ª Zona Eleitoral - Alvorada do Oeste. A Zona abrange os municípios de São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

A 35ªZE possui 23.775 eleitores aptos a votar e 94 seções eleitorais, sendo 57 em São Miguel do Guaporé 37 em Seringueiras, possuindo um total de 12 locais de votação.

Essa Zona tem como juiz eleitoral Fábio Batista da Silva, promotor eleitoral Felipe Magno Silva Fonsêca e como chefe de cartório Rildo Cassiano, além de contar com uma equipe de mais cinco servidores.

A sede fica localizada no Município de São Miguel do Guaporé, situado na Av. Cacoal, 965, bairro Cristo Rei. O telefone para contato é o (69) 3642-2182 e o e-mail para contato é o zon035@tre-ro.jus.br.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO 

Fontes: Portal do TRE-RO, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, portais da Prefeitura de São Miguel do Guaporé, Prefeitura de Seringueiras e Diário da Amazônia, Livro “Como Sentinelas Avançadas” da Justiça Eleitoral em Rondônia e Cartório da 35ª Zona Eleitoral.

 

 

Últimas notícias postadas

Recentes