Memória eleitoral: a 3ª Zona Eleitoral de Rondônia – Ji-Paraná e Presidente Médici

Os dois municípios juntos formam um total de 41.797 eleitores (3,548% do eleitorado de Rondônia) vinculados a este Cartório Eleitoral

Os dois municípios juntos formam um total de 41.797 eleitores (3,548% do eleitorado de Rondônia)...

Por volta de 1879, uma grande seca assolava o nordeste do país, fato que desencadeou em um grande fluxo migratório para a região hoje conhecida como Ji-Paraná. Os novos habitantes fixaram-se na confluência do rio Urupá e sua principal atividade se dava pela extração de látex das seringueiras, muito desenvolvida nos anos de 1883 até 1900.

Na embocadura do rio Urupá também foi onde Marechal Rondon construiu a primeira estação telegráfica da região. A atividade econômica evoluída por consequência da extração da borracha cessa em 1912 e só volta a crescer em 1950, em decorrência da descoberta de diamantes na área. A região também foi marcada pela abertura da BR 364, em 1960, fato que determinou então o processo de organização de terras desenvolvido pelo INCRA.

O município de Presidente Médici tinha sua região habitada por seringueiros e trabalhadores e os primeiros colonos chegaram ao local nas margens da BR 364 na década de 1960. A partir de 1970 o fluxo de migração ficou mais alto, ocasionando conflitos com o proprietário das terras.

Por intervenção do INCRA, que criou uma extensão ao Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto, o vilarejo foi assentado e o nome escolhido em plebiscito por sua população.

A 3ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici e surgiu com o desmembramento da 2ª Zona pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre, sendo sua criação aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A Zona é atualmente composta por 193 seções (114 em Ji-Paraná e 79 em Presidente Médici), e os dois municípios em conjunto têm um total de 41.797 eleitores, compondo 3,548% do eleitorado de Rondônia.

Essa Zona tem como juiz Oscar Francisco Alves Júnior, como promotor eleitoral Fernado Rey de Assis, como chefe de cartório Márcio da Silva Vicente e conta com uma equipe de mais dois servidores.

O Cartório da 3ª Zona Eleitoral de Rondônia tem sua sede no município de Ji-Paraná e fica localizado na Avenida Marechal Rondon, nº 1218, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 34215037 e o e-mail é o zon003@tre-ro.jus.br. 

 

Fontes: Livro – “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, portal da Prefeitura de Ji-Paraná, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e sites do TRE-RO e do Tribunal Superior Eleitoral.  

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido