Carnaval 2019: Justiça Eleitoral não terá expediente de 4 a 6 de março

Na quinta-feira (7/03), as unidades do TRE-RO voltam a funcionar normalmente

Na quinta-feira (7/03), as unidades do TRE-RO voltam a funcionar normalmente

Em razão do Carnaval 2019, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) informa que não haverá expediente de 4 a 6 de março, na Secretaria do TRE-RO e nas zonas eleitorais da capital e do interior do estado. 

Os feriados dos dias 4 e 5 de fevereiro estão previstos na Lei nº 5.010, de 30 de maio de 1966, e no anexo único da Portaria nº 10/2019 da Presidência do TRE-RO, publicada no Diário da Justiça Eletrônico – DJE nº 5/2019, de 9 de janeiro de 2019.

A quarta-feira de cinzas (6) é considerada ponto facultativo nas unidades da Justiça Eleitoral em Rondônia, conforme art. 3º da Portaria nº 10/2019 do TRE-RO.  Na quinta-feira (7/03), as unidades do Tribunal voltam a funcionar normalmente.

Breve histórico – O Carnaval

Ele é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar divindades.

É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as “saturnais”, realizadas na Roma antiga em exaltação a agricultura. Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas.

Havia até uma espécie de “bisavô” dos atuais carros alegóricos. Eles levavam homens e mulheres nus e eram chamados de “carrum navalis”, algo como “carro naval”, pois tinham formato semelhante a navios. Alguns pesquisadores enxergam aí a origem da palavra “carnaval”.

A maior parte dos especialistas, porém, acha que o termo vem de outra expressão latina: “carnem levare”, que significa “retirar ou ficar livre da carne”. Isso porque, já na Idade Média, essas antigas festividades foram incorporadas aos costumes de muitas nações, passando a marcar os últimos dias de “liberdade” antes das reflexões e restrições que iniciam na quarta-feira de cinzas e vão até a celebração da páscoa.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Com informações da revista Super Interessante – editora abril (por Síntia Cristina da Silva – 18/04/2011: Qual a origem do Carnaval)

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido