TRE-RO participa da 17ª Semana Nacional dos Museus do Ibram

O tema desse ano é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições

O tema desse ano é Museus como Núcleos Culturais: o Futuro das Tradições

Iniciou, na última segunda-feira (13), a 17ª Semana Nacional de Museus (SNM). O evento nacional destaca uma temporada cultural que é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) deu vida ao seu próprio espaço cultural ao invés de produzir exposições itinerantes como nos anos anteriores.

O espaço se encontra no hall de entrada do prédio sede, no térreo, próximo à recepção e pode ser visitado no horário de funcionamento do TRE-RO, das 8h às 18h. Com essa iniciativa, o TRE-RO visa levar um pouco da história do Tribunal aos que transitam diariamente pelo órgão e também ao público externo, não deixando de fora os fatos do cotidiano, assim como as eleições passadas e os novos projetos que vem surgindo no Regional como, por exemplo, o “Eleitor em Perspectiva”. 

Dentro do ambiente do espaço cultural da Justiça Eleitoral rondoniense haverá: urnas antigas e réplicas de urnas de madeira dos séculos passados, mídia indoor (TV institucional) com as principais informações relacionadas ao TRE-RO, uma seção eleitoral simulada com urna eletrônica de teste para que o eleitor possa treinar o voto, painéis de exposição das Eleições Gerais de 2018, uma placa que mostra a marca real da enchente do Rio Madeira de 2014, entre outros assuntos.

História

Museus são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem importantes funções na guarda do patrimônio museológico e das memórias, no fortalecimento da cidadania e das noções de pertencimento e identidade, no respeito à diversidade e à valorização da cultura, que podem exercer papel fundamental na educação.

Instituições museológicas e processos museais têm como uma de suas funções educar e contribuir no despertar de interesse para as conquistas em diferentes áreas do conhecimento, para a vida em sociedade, para a importância das memórias e para o valor do patrimônio cultural musealizado. Programas, projetos e ações educativas contribuem com a formação dos indivíduos e da coletividade, além de auxiliarem na consolidação da função social dos espaços museais.

Desde o início do século XIX, os museus brasileiros realizam práticas no campo da educação museal, de modo que o interesse e os debates sobre esse tema têm se disseminado e aprofundado, especialmente nessa segunda década do século XXI.

Durante a realização do 7º Fórum Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, foi aprovado o texto da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), uma demanda histórica do campo. A proposta é desenvolver a Política Nacional de Museus na área da educação, fruto do diálogo entre diferentes setores da sociedade e museus de todo o país. Essa política representa o fortalecimento da dimensão educativa dos museus, subsidiando a atuação dos educadores e gestores desses espaços.

 

Com informações do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido