Memória eleitoral: a 9ª Zona Eleitoral de Rondônia – Pimenta Bueno e Primavera de Rondônia

A 9ª Zona Eleitoral tem um total de 29.160 eleitores distribuídos em 134 seções eleitorais

A 9ª Zona Eleitoral tem um total de 29.160 eleitores distribuídos em 134 seções eleitorais

Antes habitada por indígenas, seringueiros e extrativistas, a região onde está localizado o Município de Pimenta Bueno começa seu desenvolvimento com a visita, em 1909, de Cândido Mariano da Silva Rondon. Ali, então, foi criada uma estação telegráfica denominada Pimenta Bueno, que começa seu funcionamento em 1912, com a nomeação de telegrafistas e guarda fios.

A economia do município, até a década de 1940, era baseada no posto telegráfico, garimpo de diamantes e extração da borracha. Porém, a abertura da BR 364, nos anos 1960, proporcionou a expansão da então pequena região urbana e zona rural, pelo crescimento populacional.

O projeto de colonização pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também contribui, no ano de 1969, para o crescimento de Pimenta Bueno, pois atraiu migrantes vindos principalmente do sul do país.

 

Primavera de Rondônia

Na década de 1980, a atual extensão territorial do Município de Primavera de Rondônia fazia parte de Pimenta Bueno, onde um Núcleo Urbano de Apoio Rural havia se estabelecido. Esse núcleo era denominado “Primavera” e fazia parte do Projeto Integrado de Colonização do Incra, denominado Abaitará,

O projeto de emancipação política do município já existia em 1989, porém com o nome “Apidiá” (nome indígena do Rio Pimenta Bueno), pois outros municípios com o nome de “Primavera” já existiam. Porém, em 1993, o TRE-RO organizou o plebiscito com a participação dos eleitores envolvidos, sob a coordenação local do Juízo da 9ª Zona, para emancipação do Município de Primavera de Rondônia. No entanto, a instalação só se deu em 1994.

A 9ª Zona Eleitoral tem sua criação em conjunto com mais 9 Zonas, com base na Resolução nº 02, de abril de 1982, pela necessidade de maior alcance para a realização do pleito naquele ano. O Fórum Eleitoral de Pimenta Bueno tem sede própria desde o ano de 2009, e desde 2014 o Cartório conta com 100% de mesários voluntários nos dias de pleito.

Os municípios de Pimenta Bueno e de Primavera de Rondônia são atendidos pela 9ª Zona Eleitoral, que possui um total de 29.160 eleitores registrados, distribuídos em 134 seções – 121 em Pimenta Bueno e 13 em Primavera de Rondônia. A zona rural torna-se a maior dificuldade para a realização dos pleitos, tendo em vista as dificuldades de locomoção aos locais de votação instalados nessas localidades.

Essa Zona tem como juíza eleitoral Keila Alessandra Almeida, como promotor eleitoral Marcos Giovane Ártico, como chefe de cartório Ticiana Lippi Conselvan e ainda conta com uma equipe de mais seis servidores públicos.

O Cartório da 9ª Zona Eleitoral tem sua sede no Município de Pimenta Bueno e fica localizado na avenida Castelo Branco, nº 970, bairro dos Pioneiros. O telefone para contato é o (69) 3451-2295 e o e-mail é o zon009@tre-ro.jus.br. 

 

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Prefeitura de Pimenta Bueno, Prefeitura de Primavera de Rondônia, livro “Como sentinelas avançadas – A justiça eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Portal do TSE, Cartório da 9ª Zona Eleitoral de Rondônia.

 

 Seção de Comunicação Social do TRE-RO

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.   

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido