Memória Eleitoral: a 13ª Zona Eleitoral de Rondônia – Ouro Preto do Oeste e Teixeirópolis

Essa Zona abrange os Municípios de Ouro Preto do Oeste e Teixeirópolis e possui um total de 33.561 eleitores, que se distribuem por 131 seções

Essa Zona abrange os Municípios de Ouro Preto do Oeste e Teixeirópolis e possui um total de 33.5...

Ouro Preto do Oeste tem seu surgimento em conjunto com a colonização do Estado de Rondônia, que teve início oficial em 1968, quando o Ministério da Agricultura demonstra interesse em colonizar a Amazônia Legal. Naquele ano, chegam os técnicos do Instituto Brasileiro de Reforma Agrária (Ibra), que tinham a função de localizar, na BR 364, implantações de novos projetos de colonização.

Às margens do igarapé Ouro Preto, onde as terras férteis eram predominantes, foi escolhido um local. Essa localidade ficava na BR 364, distante 40km da cidade hoje conhecida como Ji-Paraná. Ali nascia, então, o Projeto Integrado de Colonização Ouro Preto (PIC).

Desse modo, com a implantação do PIC Ouro Preto, a população começa a crescer, primeiramente nas margens da estrada e depois ao longo das regiões vizinhas abertas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); pelas Secretarias de Agricultura e de Obras, pela Prefeitura de Porto Velho e pelos colonos desbravadores.

 

Teixeirópolis

O Município de Teixeirópolis surgiu como um núcleo urbano de apoio rural do Projeto de Colonização Ouro Preto, e seu nome se dá em homenagem ao coronel Jorge Teixeira de Oliveira, pessoa escolhida pelo presidente da época –João Batista Figueiredo – para preparar o Território Federal de Rondônia com a finalidade de ser elevado à categoria de estado. Teixeirópolis foi desmembrado de Ouro Preto do Oeste em 1994.

 

13ª Zona Eleitoral

A 13ª Zona Eleitoral foi criada em conjunto com outras 9 comarcas, no ano de 1982, com o intuito de trazer mais apoio para o pleito que seria realizado no mesmo ano. O primeiro prefeito de Ouro Preto do Oeste, Expedito Rafael Gois de Siqueira, elegeu-se nesse mesmo pleito e concluiu sua gestão em 1988, mesmo ano em que foi eleita, então, a primeira prefeita da cidade: Joselita Araújo.

Essa Zona abrange os Municípios de Ouro Preto do Oeste e Teixeirópolis e o distrito de Rondominas. Possui um total de 33.561 eleitores, que se distribuem por 131 seções – 115 em Ouro Preto do Oeste e 16 em Teixeirópolis. Até o ano de 2003 essa Zona não possuía sede própria, atendendo no Fórum Jurista Teixeira de Freitas.

A 13ª Zona tem como juiz eleitoral Rogério Montai de Lima, como promotor eleitoral Tiago Cadore, como chefe de cartório Alan Rogério Normandes, além de mais quatro servidores que compõem a equipe.

O Cartório da 13ª Zona Eleitoral tem sua sede no Município de Ouro Preto do Oeste, e fica localizado na rua Café Filho, nº 83, Bairro da União. O telefone para contato é o (69) 3461-1533 e o e-mail é o zon013@tre-ro.jus.br.

 

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Portal da Câmara de Teixeirópolis, Portal do TRE-RO, Livro “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Cartório da 13ª Zona Eleitoral.

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido