Memória eleitoral: a 11ª Zona Eleitoral de Rondônia – Cacoal e Ministro Andreazza

Essa Zona possui um total de 67.647 eleitores e os dois municípios têm, em números, 269 seções eleitorais

Essa Zona possui um total de 67.647 eleitores e os dois municípios têm, em números,  269 seções ...

No ano de 1912, por recomendação do comandante militar Rondon, Anízio Serrão, cuidador da linha do telégrafo da região, solicitou para si o território às margens do Rio Machado, onde havia grande quantidade de cacau nativo – que seria por ele denominado Cacoal.

Com a abertura da BR 364 em 1960 surge, então, a Vila de Cacoal. Foi quando o seringueiro e garimpeiro, José Cassimiro Lopes, se estabeleceu ao lado esquerdo da rodovia, onde ficaria até a década de 1970.

Com o inverno amazônico vieram as chuvas, que tornavam a estrada lamacenta e de difícil circulação, fazendo com que os motoristas que não conseguiam seguir viagem se hospedassem na casa de José Cassimiro, até melhores condições de clima. Assim, os motoristas que ali ficavam começaram a construir palhoças (casa coberta de palha) para realizar a venda de suas mercadorias perecíveis.

Do mesmo modo que em outros municípios rondonienses, a migração de famílias em busca de oportunidades e melhores condições econômicas começa com a implantação de Projeto Integrado de Colonização, nesse caso o Ji-Paraná, em 1972. Eram eles capixabas, paranaenses e mineiros. A emancipação e a instalação de Cacoal se deu no ano de 1977.

O cultivo de café proporcionou uma vida melhor aos habitantes de Cacoal, que acabaram transformando o município, entre os anos de 80 e 90, em um dos mais importantes produtores de grãos de café do país. Atualmente, a Capital do Café tem comoprincipais atividades econômicas a agropecuária, a indústria e o comércio.

 

Ministro Andreazza

O Município de Ministro Andreazza leva esse nome em homenagem ao ministro de estado Mário Andreazza, que teve participação direta na elevação de Rondônia a categoria de estado.

O crescimento do município se dá também pela migração da população de outros estados brasileiros, quando a região ainda pertencia ao Município de Cacoal.

A economia de Ministro Andreazza baseia-se principalmente na agricultura, destacando-se como grande município produtor de café, feijão, arroz, algodão, cacau, etc.

 11ª Zona Eleitoral

A 11ª Zona Eleitoral de Rondônia foi criada no ano de 1982 para auxiliar nas eleições gerais do mesmo ano. A Zona possui sede própria desde o ano de 2012, com reinauguração em 2016 e abrange os Municípios de Cacoal e Ministro Andreazza.

Essa Zona possui um total de 67.647 eleitores e os dois municípios possuem um total de 269 seções eleitorais, sendo 243 em Cacoal, distribuídas em 42 locais de votação – 18 deles na zona rural e dois em aldeias indígenas –, e 26 em Ministro Andreazza, distribuídas em seis locais de votação – três deles localizados na zona rural.

Mesário na Telinha

A 11ª Zona foi a criadora do projeto Mesário na Telinha, vencedor, no ano de 2015, do Concurso Nacional de Projetos de Boas Práticas Relacionadas a Mesários, e desde 2010 trabalha com 100% de mesários voluntários.

A Zona ainda teve uma proposta de projeto convertida em lei estadual e municipal (Cacoal), que confere a isenção das taxas de concursos para os cidadãos que atuaram como mesários. Além de firmar um convênio com faculdades para converter a atuação como mesário em atividades curriculares no ano de 2018.

Com o rezoneamento determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral no ano de 2017, a 11ª Zona Eleitoral tornou-se a maior zona, única, do interior do estado em número de eleitores e já realizou ações na área indígena como o treinamento para o voto eletrônico e a formação para o atendimento com excelência, em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A 11ª Zona Eleitoral tem como juiz eleitoral Mário José Milani e Silva, como promotora eleitoral Valéria Giumelli Canestrini e como chefe de cartório Cariny Baleeiro Tadiotto Cielo, além de contar com uma equipe de 9 servidores e uma estagiária.

O Cartório da 11ª Zona Eleitoral tem sua sede no Município de Cacoal, na rua Anísio Serrão, nº 2.004, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3441-1750 e o e-mail é o zon011@tre-ro.jus.br.

           

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Portal de Notícias G1(Globo.com), Wikipédia, Livro “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Portal do TRE-RO e Juízo da 11ª Zona Eleitoral. 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido