Memória Eleitoral: a 10ª Zona Eleitoral de Rondônia – Jaru

Essa Zona possui um total de 40.475 eleitores, que se dividem em 156 seções

Essa Zona possui um total de 40.475 eleitores, que se dividem em 156 seções

Situado no Vale do Rio Jaru, o município que leva o mesmo nome tem seu surgimento ao redor de um posto telegráfico, instalado em 1912 sob ordens do então comandante Cândido Mariano da Silva Rondon. Porém, já no século XIX a região era habitada por seringueiros e indígenas – que foram os primeiros habitantes da região, mais tarde batizada em sua homenagem.

Em 1975, a ocupação da localidade se deu por colonos vindos principalmente da região Centro Sul do país, em consequência do Projeto Integrado de Colonização Padre Adolpho Rohl, implantado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

A criação da 10ª Zona Eleitoral em Jaru acontece no ano de 1982, em conjunto com outros 9 Juízos em Rondônia, para garantir a maior organização das eleições gerais naquele ano. Inicialmente, a Zona foi instalada nas dependências do Fórum da Justiça Comum e hoje conta com sede própria.

Essa Zona possui um total de 40.475 eleitores, que se dividem em 156 seções eleitorais nos locais de votação. Em Jaru existem 16 locais de votação, sendo que 11 ficam no perímetro urbano do município.

Um fato curioso em Jaru é que a Escola Raimundo Castanheda possui um total de 5.290 eleitores, sendo este número de cidadãos inscritos naquele local de votação o mais elevado referente à quantidade total do eleitorado de seis municípios do estado, comparados individualmente. 

A realização do pleito se dá com mais dificuldade na Escola Municipal Jaru Uaru, que fica localizada a 100km de distância da sede, o que causa a dificuldade de comunicação, de acesso e de convocação de mesários.

O local possui 776 eleitores inscritos, muitos deles indígenas descendentes da tribo Uru Eu Wau Wau. Além do distrito de Jaru Uaru, o município também possui outros três distritos: Bom Jesus, Santa Cruz da Serra e Tarilândia.

A 10ª Zona Eleitoral tem como juiz eleitoral Luís Marcelo Batista da Silva, como promotor eleitoral Roosevelt Queiroz Costa Junior, como chefe de cartório Kathiuscia dos Anjos Krutsch, além de contar com mais quatro servidores.

O Cartório da 10ª Zona Eleitoral fica localizado no Município de Jaru, rua Princesa Isabel nº 1.028, bairro Setor 02. O telefone para contato é o (69) 3521-3440, e o e-mail é o zon10@tre-ro.jus.br.

 

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Livro “Como Sentinelas Avançadas – A justiça eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Prefeitura de Jaru, Portal do TRE-RO, Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Rondônia. 

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido