9ª Zona Eleitoral em Pimenta Bueno não terá expediente nesta segunda-feira (13)

Os atendimentos e os serviços eleitorais retornarão normalmente na terça-feira, 14 de maio

A 9ª Zona Eleitoral tem um total de 29.160 eleitores distribuídos em 134 seções eleitorais

O Juízo da 9ª Zona Eleitoral de Rondônia informa que não haverá expediente no dia 13 de maio (segunda-feira), em virtude do feriado alusivo à instalação do Município de Pimenta Bueno, nos termos da Lei Municipal nº 552/1996 e Portaria do TRE-RO nº 10/2019.

Mesmo com o feriado municipal em Pimenta Bueno, muitos serviços estão disponíveis no Portal do TRE-RO na internet www.tre-ro.jus.br, tais como certidão de quitação eleitoral, certidão de crimes eleitorais, certidão de filiação partidária e consultas à situação eleitoral.

Pimenta Bueno

Antes habitada por indígenas, seringueiros e extrativistas, a região onde está localizado o Município de Pimenta Bueno começa seu desenvolvimento com a visita, em 1909, de Cândido Marechal da Silva Rondon. Ali, então, foi criada uma estação telegráfica denominada Pimenta Bueno, que começa seu funcionamento em 1912, com a nomeação de telegrafistas e guarda fios.

A economia do município, até a década de 1940, era baseada no posto telegráfico, garimpo de diamantes e extração da borracha. Porém, a abertura da BR 364, nos anos 1960, proporcionou a expansão da então pequena região urbana e zona rural, pelo crescimento populacional.

O projeto de colonização pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) também contribui, no ano de 1969, para o crescimento de Pimenta Bueno, pois atraiu migrantes vindos principalmente do sul do país.

 

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Prefeitura de Pimenta Bueno, Prefeitura de Primavera de Rondônia, livro “Como sentinelas avançadas – A justiça eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Portal do TSE, Cartório da 9ª Zona Eleitoral de Rondônia.

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido