Memória eleitoral: a 15ª Zona Eleitoral – Nova Brasilândia D’Oeste, Castanheiras e Novo Horizonte do Oeste

Essa Zona possui um total de 91 seções eleitorais distribuídas entre os municípios de Castanheiras, Nova Brasilândia D’Oeste e Novo Horizonte do Oeste

Essa Zona possui um total de 91 seções eleitorais distribuídas entre os municípios de Castanheir...

O Juízo da 15ª Zona Eleitoral de Rondônia teve sua criação em conjunto com a 16ª Zona Eleitoral pela Resolução nº 11.869, do Tribunal Superior Eleitoral, em 10 de maio de 1984.

Essa Zona possui um total de 91 seções eleitorais, sendo 12 em Castanheiras, 49 em Nova Brasilândia D’Oeste e 30 em Novo Horizonte do Oeste, totalizando 23.446 eleitores vinculados aos municípios.

 

Nova Brasilândia d’Oeste

A ocupação para oeste da rodovia BR 364 por consequência de novas fronteiras agrícolas e extração de madeiras nobres trouxe o desenvolvimento de novos núcleos urbanos, entre eles a cidade de Rolim de Moura, que serviu como suporte para maiores explorações na direção oeste. Uma dessas explorações levou ao local da cidade de Nova Brasilândia D’Oeste, onde foram construídas 12 barracas de 20 metros quadrados, em agosto de 1982.

A região de Nova Brasilândia D’Oeste era também habitada por povos indígenas que, com frequência, deixavam vestígios de seu deslocamento (trilhas e utensílios de barro) em sentido sudoeste, onde acabaram estabelecendo moradia (hoje, as reservas).

A abertura da primeira estrada pelo projeto Polonoroeste (projeto financiado pelo Banco Mundial) trouxe grande fluxo de migração da população interessada em terras férteis e de baixo valor. Além disso, o projeto de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) doava lotes de 50 hectares para desenvolver a política da abertura de fronteiras agrícolas.

 

Castanheiras

O Município de Castanheiras surgiu como Núcleo Urbano de Apoio Rural (Nuar) integrante do Projeto de Colonização Rolim de Moura do Incra. Castanheiras tem seu nome baseado na árvore existente em grande quantidade na região do município.

 

Novo Horizonte do Oeste

O município originou-se do Nuar Novo Horizonte, integrante do Projeto de Colonização Rolim de Moura e teve rápido desenvolvimento socioeconômico pelo trabalho dos cidadãos locais na agricultura e na pecuária. O primeiro prefeito de Novo Horizonte do Oeste foi Varley Gonçalves Ferreira.

 

15ª Zona Eleitoral de Rondônia

Atualmente, essa Zona Eleitoral tem como juiz eleitoral Leonardo Leite Mattos e Souza, como promotor eleitoral Marcos Paulo, como chefe de cartório Helber Medeiros Costa, e ainda conta com uma equipe de mais quatro servidores.

O Cartório da 15ª Zona tem sua sede em Rolim de Moura e fica localizado na Avenida São Luiz, nº 4557, bairro Centro. O telefone para contato é o (69) 3442-2304, e o e-mail é o zon015@tre-ro.jus.br.

 

Fontes: Portais das Prefeituras de Castanheiras, Nova Brasilândia D’Oeste e Novo Horizonte do Oeste, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Livro “Como Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Cartório da 15ª Zona Eleitoral, assim como os Portais do TRE-RO e do Tribunal Superior Eleitoral.

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido