Memória eleitoral: a 19ª Zona eleitoral de Rondônia – Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste, Parecis e Alto Alegre dos Parecis

Além do atendimento regular dos bairros desses municípios, a 19ª ZE atende também suas zonas rurais, contabilizando assim 21.985 eleitores aptos a votar nessa Zona

Além do atendimento regular dos bairros desses municípios, a 19ª ZE atende também suas zonas rur...

A história do Município de Santa Luzia D’Oeste começa com o Projeto Integrado de Colonização Rolim de Moura, no ano de 1978, quando os colonos estabelecem moradia em torno do cruzamento da linha 184 com a linha 45 gerando, assim, um novo Núcleo Urbano de Apoio Rural chamado Vila Bambu.

Coronel Jorge Teixeira de Oliveira, governador do Estado de Rondônia na época da criação do município, escolhe o nome Santa Luzia D’Oeste para homenagear a santa que leva o mesmo nome e que, segundo ele, o ajudou a curar um problema de visão.

São Felipe D’Oeste

Criado em 1994, o Município de São Felipe D’Oeste começa em uma fazenda denominada São Felipe. Após conflitos e desapropriações, é concretizada a distribuição de lotes na região.

Parecis

Emancipado no dia 22 de junho de 1994, Parecis surge de um Núcleo Agropecuário. Tem como principal base econômica a produção de café, leite e feijão.

Alto Alegre dos Parecis

O Município de Alto Alegre dos Parecis surge de lotes urbanos distribuídos e vendidos. Instalado em 1994, a cidade anteriormente era distrito de Alta Floresta D’Oeste.

19ª Zona Eleitoral

A 19ª Zona Eleitoral, criada pela resolução do TSE nº 14.086 no dia 1º de março de 1988, abrange os Municípios de Santa Luzia D’Oeste, São Felipe D’Oeste, Parecis e Alto Alegre dos Parecis. Seu Cartório Eleitoral foi fundado em 2002 e seu primeiro juiz eleitoral foi Roberto Jorge Aur.

As urnas eletrônicas começam a ser utilizadas pela 19ª Zona Eleitoral a partir do ano de 2000, na primeira eleição para prefeito do Município de Santa Luzia D’Oeste.

Fora o atendimento regular dos bairros desses municípios, a 19ª ZE atende também suas zonas rurais, contabilizando assim 21.985 eleitores aptos a votar nessa Zona, que tem como promotor eleitoral Jônatas Albuquerque Pires Rocha, como juíza eleitoral Larissa Pinho de Alencar Lima e como chefe de cartório Lilian Rafaeli Dutra Silveira, além de contar com uma equipe de mais duas servidoras: Leiliane Moreira de Almeida Mageste e Ofélia Proença de Lima Queiroz.

O Cartório da 19ª Zona Eleitoral tem sede no Município de Santa Luzia D’Oeste e fica localizado na rua Dom Pedro I, nº 2349, Centro. O telefone para contato é o (69) 3434-2558 e o e-mail para contato é o zon019@tre-ro.jus.br.

 

Fontes: Portal da Prefeitura de Alto Alegre dos Parecis, portal da Prefeitura de Parecis, portal da Câmara Municipal de São Felipe D’Oeste, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), livro “Como Sentinelas Avançadas – a justiça eleitoral em Rondônia” 2ª Edição e Cartório da 19ª Zona Eleitoral.

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido