Memória Eleitoral: a 27ª Zona Eleitoral – Governador Jorge Teixeira e Theobroma

A 27ª Zona Eleitoral possui 15.705 eleitores aptos a votar, e cada um dos municípios que ela abrange possui 32 seções eleitorais e 6 locais de votação

A 27ª Zona Eleitoral possui 15.705 eleitores aptos a votar, e cada um dos municípios que ela abr...

Com um nome que homenageia o criador e primeiro governador do Estado de Rondônia, o Município de Governador Jorge Teixeira surgiu de um Núcleo de Apoio Rural denominado Pedra Branca, que integrava o Projeto de Colonização Padre Adolfo Rohl. Governador Jorge Teixeira teve sua instalação no dia primeiro de janeiro de 1983, e tem sua economia baseada na agropecuária.

Theobroma

O Município de Theobroma surge, também, como um Núcleo Urbano de Apoio Rural do Projeto de Colonização Padre Adolfo Rohl. Esse município leva o nome Theobroma devido ao cacaueiro que, cientificamente, chama-se theobroma cacao, árvore cultivada na região.    

27ª Zona Eleitoral

No ano de 1995, a 10ª Zona Eleitoral deu origem à 27ª ZE, que ficou, então, responsável por mais da metade dos eleitores do Município de Jaru e alguns de seus distritos. Apesar de sua sede ainda estar localizada em Jaru, após o rezoneamento essa Zona passou a ser responsável apenas pelos Municípios de Governador Jorge Teixeira e Theobroma.

A 27ª Zona Eleitoral possui 15.705 eleitores aptos a votar, e cada um dos municípios que ela abrange possui 32 seções eleitorais e 6 locais de votação. Dos 12 locais, no total, 9 estão localizados na zona rural, o que torna a realização dos pleitos um desafio. Em conjunto com a zona rural, a 27ª Zona Eleitoral atende também a aldeia indígena Uru Eu Wau Wau.  

Essa zona conta com uma equipe de quatro servidores, e tem como juiz eleitoral Alencar das Neves Brilhante, como promotor eleitoral Fábio Rodriga Casarilton Freire Teixeira e como chefe de cartório Vitor Eidi Shibukawa.

O Cartório da 27ª Zona Eleitoral fica localizado no Município de Jaru, rua Princesa Isabel, nº 1028, bairro Setor 2. O telefone para contato é o (69) 3521-1366 e o e-mail para contato é o zon027@tre-jus.br.

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal da Prefeitura de Theobroma, portal do TSE, portal do TRE-RO, livro “Como Sentinelas Avançadas – a Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, Cartório da 27ª Zona Eleitoral. 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido