Memória Eleitoral: a 26ª Zona Eleitoral – Cacaulândia, Cujubim e Rio Crespo

Essa Zona possuí 17.670 eleitores aptos a votar e tem sede no Município de Ariquemes

Essa Zona possuí 17.670 eleitores aptos a votar e tem sede no Município de Ariquemes

Desmembrado do Município de Ariquemes, Cacaulândia foi formado pelos Projetos de Assentamento Dirigidos Burareiro e Marechal Dutra, com a distribuição das terras organizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Cacaulândia surgiu para, primariamente, dar apoio aos agricultores da região (Núcleo Urbano de Apoio Rural), e leva esse nome por ser um município com grande produção de cacau.

Cujubim

Instalado em 1995, Cujubim possui o nome de uma ave da fauna amazônica. Assim como Cacaulândia, sua história começa com a formação de um Núcleo Urbano de Apoio Rural, que fazia parte do Projeto de Colonização Cujubim, implantado pelo Incra.

Rio Crespo

O Município de Rio Crespo origina-se, também, por meio da criação de um Núcleo de Apoio Rural, chamado Cafelândia, que integrava o Projeto de Colonização Marechal Deodoro, do Incra. Rio Crespo é um importante polo agrícola e pecuário, e tem seu nome em homenagem ao Rio Preto do Crespo.      

26ª Zona Eleitoral

Essa Zona, assim como a 25ª ZE, tem sua origem a partir de um desmembramento da 7ª Zona Eleitoral. Assim, no ano de 1995 é fundado o Cartório eleitoral da 26ª Zona.

Os 17.670 eleitores aptos a votar nessa zona dividem-se entre três municípios: Cacaulândia, Cujubim e Rio Crespo, que possuem, respectivamente, 18, 36 e 10 seções eleitorais.

A 26ª Zona Eleitoral eventualmente se depara com dificuldades para realizar atendimentos e eleições nas zonas rurais que, por serem afastadas da área urbana, exigem viagens por estradas sem estrutura.

No total, seis servidores compõem a equipe dessa Zona, sendo o juiz eleitoral Alex Balmant, o promotor eleitoral Otávio Xavier de Carvalho e a chefe de cartório Adriana Marques Tavares da Silva.

O Cartório da 26ª Zona Eleitoral, apesar de atender Cacaulândia, Cujubim e Rio Crespo, tem sede no Município de Ariquemes e fica localizado na Travessa Aquariquara, nº 3631, bairro Setor Institucional. O telefone para contato é o (69) 3535-3308 e o e-mail é o zon026@tre-ro.jus.br

 

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), portal da Prefeitura de Cacaulândia, portal do TSE, portal do TRE-RO, livro “Como Sentinelas Avançadas – a justiça eleitoral em Rondônia” 2ª Edição e Cartório da 26ª Zona Eleitoral.  

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido