Memória eleitoral: a 20ª Zona Eleitoral de Rondônia – Porto Velho e Baixo Madeira

A 20ª Zona Eleitoral de Rondônia possui 90.176 eleitores aptos a votar e possui um total de 336 seções

A 20ª Zona Eleitoral de Rondônia possui 90.176 eleitores aptos a votar e possui um total de 336 ...

As eleições de 1982 representaram o primeiro passo da consolidação institucional de Rondônia como estado. Naquele mesmo ano histórico, ocorreu a instalação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), em 31 de março, e foram realizados pleitos para os cargos de deputados estaduais, federais e senadores.

Ainda no ano de 1982, juntamente com a instalação do TRE-RO, 10 zonas eleitorais foram criadas nas já existentes comarcas do novo Estado de Rondônia, com o objetivo de melhor realizar o pleito daquele ano, com capilaridade e representatividade jurisdicional eleitoral nos novos municípios.

Nesse cenário de progresso regional e estruturação de outros órgãos do Poder Judiciário, no Oeste brasileiro, nasce, em 22 de março de 1994, a 20ª Zona Eleitoral em Porto Velho, cuja concepção se deu em decorrência da necessidade de maior organização para execução das Eleições Gerais de 1994.

Principais desafios da 20a Zona Eleitoral

A 20ª Zona Eleitoral é responsável pela realização das eleições no Município de Porto Velho e no Baixo Madeira - o qual contempla 11 distritos às margens do Rio Madeira: Abunã, Calama, Demarcação, Extrema, Fortaleza do Abunã, Jaci Paraná, Mutum-Paraná, Nazaré, Nova Califórnia, São Carlos e Vista Alegre do Abunã. Trata-se de locais de difícil acesso, aproximadamente 200 quilômetros da capital, sendo o acesso exclusivamente fluvial.

Para realização do pleito nessas localidades, a equipe da 20ª Zona Eleitoral parte de Porto Velho quatro dias antes da eleição, juntamente com juízes auxiliares, policiais militares e colaboradores convocados pela Justiça Eleitoral -  abordo de um grande barco com urnas eletrônicas e equipamentos para realizar transmissão, baterias, entre outros materiais.

Atualmente, existem 40 locais de votação, sendo 7 no Baixo Madeira e 33 em Porto Velho. O número de seções eleitorais chega a 336, sendo 17 nos distritos do Rio Madeira e 319 na capital. Todos assistidos pela 20a Zona Eleitoral.

A 20ª Zona costuma, ainda, realizar operações extra cartório nessas localidades, para levar cidadania à população da região e também a prestação de todos os serviços eleitorais em cada um dos distritos e povoados da região.

20ª Zona Eleitoral de Rondônia

 

Hoje, essa Zona Eleitoral tem como juíza eleitoral Fabiola Cristina Inocêncio, como promotor eleitoral Heverton Alves de Aguiar, como chefe de cartório Socorro Maria Coelho Soares, e ainda conta com uma equipe de mais nove servidores.

           

O Cartório da 20ª Zona Eleitoral está localizado no município de Porto Velho, no Fórum Eleitoral Lourival Mendes de Souza, rua Jacy Paraná, bairro Baixa União. O telefone para contato é o (69) 32112242, e o e-mail é o zon020@tre-ro.jus.br.

 

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), livro “Como
Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, portal da prefeitura de Porto Velho, Wikipédia, sites do TRE-RO e do Tribunal Superior Eleitoral e Cartório da 20ª Zona Eleitoral.

 

Siga-nos no Twítter e no Instagram

Curta nossa página no Facebook.

Acesse nosso canal no YouTube.     

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido