Memória eleitoral: a 6ª Zona Eleitoral de Rondônia – Porto Velho

A Zona é composta por 314 seções, contabilizando um total de 83.579 eleitores

A Zona é composta por 314 seções, contabilizando um total de 83.579 eleitores

As eleições de 1982 representaram o primeiro passo da consolidação institucional de Rondônia como estado. Naquele mesmo ano histórico, ocorreu a instalação do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), em 31 de março, e foram realizados pleitos para os cargos de deputados estaduais, federais e senadores.

Ainda 1982, juntamente com a instalação do Tribunal, 10 zonas eleitorais foram criadas nas já existentes comarcas do novo Estado de Rondônia, com o objetivo de melhor realizar o pleito daquele ano, com capilaridade e representatividade jurisdicional eleitoral nos novos municípios.

Nesse cenário de progresso regional e estruturação de outros órgãos do Poder Judiciário, no Oeste brasileiro, nasce a 6ª Zona Eleitoral em Porto Velho, cuja concepção se deu em decorrência da necessidade de maior organização para execução das Eleições Gerais de 1982.

Efeito da redemocratização do país, em 15 de novembro de 1985, todas as capitais realizaram eleições diretas para prefeito e vice-prefeito e, em Porto Velho, a última eleição para esses cargos havia ocorrido em 1926, durante a República Velha ou Primeira República brasileira (1889 até 1930), quando o município ainda fazia parte do Estado do Amazonas.

Naquele pleito municipal de 1985, 358 seções eleitorais funcionaram na capital rondoniense, sendo 171 pertencentes à 2ª Zona Eleitoral de Rondônia e as demais pertencentes à 6ª Zona Eleitoral.

Nos dias atuais, a Zona é composta por 314 seções eleitorais distribuídas em locais de votação, contabilizando um total de 83.579 eleitores, e tem como juiz eleitoral Francisco Borges Ferreira Neto, como promotor eleitoral Marcos Valério Tessila de Melo e como chefe de cartório Narciso de Oliveira Freire Filho. A equipe deste Cartório também conta com mais 9 servidores públicos.

O Cartório da 6ª Zona Eleitoral está localizado no município de Porto Velho, no Fórum Eleitoral Lourival Mendes de Souza, rua Jacy Paraná, bairro Baixa União. O telefone para contato é o (69) 3211-2266, e o e-mail é o zon006@tre-ro.jus.br.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Fontes: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), livro “Como
Sentinelas Avançadas – A Justiça Eleitoral em Rondônia” 2ª Edição, portal da prefeitura de Porto Velho, Wikipédia, sites do TRE-RO e do Tribunal Superior Eleitoral.

Últimas notícias postadas

Recentes