Presidente da Comissão de Auditoria de Urnas do TRE-RO orienta membros para o 1°Turno das eleições

A novidade deste ano é que serão sorteadas seis urnas em Rondônia e três delas vão ser auditadas em Porto Velho

A novidade deste ano é que serão sorteadas seis urnas em Rondônia e três delas vão ser auditadas...

Na última quarta-feira (12), nas dependências do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), aconteceu a reunião da Comissão de Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas com a presença da presidente da representação de auditoria das urnas eletrônicas, juíza membro Rosemeire Conceição dos Santos Pereira de Souza, para abertura dos trabalhos e tratar dos ajustes iniciais do evento no 1° turno das Eleições Gerais de 2018.

Na reunião, foi discutida a logística para verificação pelos juízes, que ficarão responsáveis pela auditoria no interior do estado no dia do pleito, e também sobre as mudanças feitas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Este ano, seis urnas serão sorteadas em Rondônia e três, dessas seis, vão ser auditadas na própria seção eleitoral, na presença dos mesários, em tempo real, nas próprias seções eleitorais nos locais de votação em qualquer município, dependendo do sorteio. Já as outras três passarão pelo processo de auditoria nas instalações do Tribunal em Porto Velho. A primeira urna sorteada deverá ser entre as zonas eleitorais da capital rondoniense.

Na capital, a auditoria de votação será no 1° andar do prédio sede do Regional, no dia 7 de outubro, das 8 às 17h. A auditagem de funcionamento das urnas eletrônicas será aberta a qualquer interessado em verificar a autenticidade e a integridade dos sistemas instalados nas urnas eletrônicas no dia da votação. Confira EDITAL de Auditoria de Urnas.

Ficou definido na reunião os órgãos que serão convidados a participar do processo de auditoria, além dos fiscais de partidos políticos e das coligações e Departamentos de Tecnologia da Informação de universidades, sendo eles:

  • Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RO)
  • Ministérios Públicos Estadual e Federal
  • Assembleia Legislativa de Rondônia
  • Câmara Municipal dos Vereadores
  • Governo do Estado de Rondônia
  • Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ-RO)
  • Controladoria-Geral da União
  • Departamento de Polícia Federal
  • Sociedade Brasileira de Computação de Rondônia
  • Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CREA)

Seção de Comunicação Social - TRE RO

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido