TRE-RO realizou Avaliação das Eleições 2018 para se aprimorar nos próximos pleitos

A iniciativa serviu para discutir sobre as lições aprendidas durante o período eleitoral, que se tornarão objeto de modificações para os próximos pleitos


A iniciativa serviu para discutir sobre as lições aprendidas durante o período eleitoral, que ...

Na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) realizou o processo de Avaliação das Eleições Gerais 2018. A iniciativa visou apresentar à Diretoria-Geral, às unidades da Secretaria do Regional e às zonas eleitorais, uma proposta para o planejamento das próximas eleições, além de novas soluções de gestão para as demandas do pleito.

No encontro, representantes de todas as unidades do Tribunal relataram suas experiências acerca das últimas eleições. Esses relatos reforçarão os processos, servirão de base para o aperfeiçoamento dos próximos planejamentos e contribuirão para a eficiência e a qualidade aos projetos futuros, como experiência que já ocorreu nos últimos pleitos.

O método usado na Avaliação com os participantes foi o world coffee, ou melhor, café mundial. A dinâmica consistiu na criação de pequenos grupos de trabalho que discutiram os temas específicos em rodadas sucessivas de debates. Nessa metodologia, cada conjunto de participantes ficou responsável pelo registro de parte da discussão de cada tema, sendo levado a opinar sobre vários temas em cada turno de conversação.

Dinâmica de trabalho

  • O primeiro passo do café mundial é acomodar as pessoas em mesas que imitam a estrutura de um café, um ambiente informal que estimule a fluência de ideias. Cada mesa identificada por uma cor específica acomodou até seis participantes, um deles ficou como anfitrião e os outros cinco foram chamados de polinizadores (isentos).
  • Cada mesa contou com um notebook conectado ao Sistema Eletrônico de Informações, no qual tinha documentos com as perguntas e o formulário de respostas.
  • A discussão foi feita em rodadas de 30 minutos. Cada rodada teve uma etapa de boas-vindas, pergunta e fechamento.
  • Após a conclusão da rodada, os participantes foram convidados a se espalharem por outras mesas, nunca juntos, de forma a contribuir com as discussões iniciadas por outros grupos.
  • Cada mesa recebeu um tema diferente, por esse motivo os anfitriões tinham que ser hábeis em instigar a integração dos novos participantes com o tema abordado.
  • Após a terceira rodada, os participantes foram convidados a voltar para suas primeiras mesas, onde viram o resultado da discussão trazida pelos demais grupos. Nessa rodada o grupo foi convidado a consolidar as informações coletadas e propor sugestões de melhoria para os próximos pleitos.

Após a entrega e validação do resultado das avaliações, será elaborado um resumo das informações coletadas, que será entregue aos gestores de unidades e gerentes de projetos para a preparação dos planos que atenderão os planejamentos dos próximos pleitos. As informações coletadas também servirão de base para que os representantes do TRE-RO, na avaliação geral das eleições brasileiras em Brasília/DF, possam contribuir com o desenvolvimento de todo o processo eleitoral.

 

 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido