Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia desperta a consciência do voto em crianças e adolescentes

Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia desperta a consciência do voto em crianças e adolescentes

Eleição de lideres

Durante o mês de março de 2018, a importância do voto foi tema de diversas palestras e parcerias entre a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (EJE-RO) e dois estabelecimentos de ensino em Porto Velho. Nesse período, crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio aprenderam na prática como funciona o processo eleitoral brasileiro.

A iniciativa da EJE-RO faz parte do “Projeto Liderança”, cujo objetivo é ajudar crianças e adolescentes a pensarem sobre a consciência do voto, cidadania e o processo eleitoral do país, desenvolvendo nos jovens a consciência crítica de responsabilidade, seja como candidato ou eleitor.

A Justiça Eleitoral rondoniense realizou a simulação do pleito na Escola João Bento da Costa e no SESI Escola, na capital, durante a eleição de líderes de classe. Os alunos receberam treinamento da equipe técnica do TRE-RO sobre as funcionalidades da urna eletrônica, atividades de mesários e o registro de candidatura, oportunidade em que aprenderam que organizar e executar uma eleição vai muito além do dia da votação.

“Esse é um trabalho fantástico, porque desde cedo as crianças e adolescentes começam a conhecer como é que a Justiça Eleitoral trabalha. Nós estamos trazendo os nossos mecanismos de trabalho, eles estão conhecendo por exemplo o que é um mesário, o que um candidato pode fazer, como é que o eleitor vota, como a urna funciona, a segurança da urna. O importante é levar para a nossa comunidade e o nosso eleitor do futuro esse sistema, para que possam saber que a eleição tem todo um preparativo antes, todo um trabalho feito de conscientização política do eleitor e conscientização cidadã do próprio candidato”, pontuou a coordenadora da EJE-RO, Elizeth Mesquita.

De acordo com a pedagoga do ensino fundamental e médio do SESI Escola, Ana Paula, “o objetivo maior é trabalhar essa parte da escolha e da decisão futura. Então, nada melhor que um ano de eleição para trabalhar em nossos alunos a diretriz de discernimento, de conduta e de perfil de candidato”.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido