Alunos de escolas públicas e privadas visitam a exposição Memória das Eleições

A exposição, aberta ao público, ficará nas dependências do Regional até 20 de maio

Alunos de escolas públicas e privada visitam a exposição Memória das Eleições

Dando continuidade à 16ª Semana de Museus do Instituto de Museus - IBRAM, desde a última segunda-feira, 14 de maio, cerca de 200 alunos no total, das escolas Carmela Dutra, Tancredo de Almeida, Classe A, Estudo e Trabalho e Tiradentes VII prestigiaram a exposição Memória das Eleições, instalada no hall do 1º piso do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, em Porto Velho. Essa programação é realizada  pelo Comitê de Memória Eleitoral em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia.

A exposição, aberta ao público, que ficará nas dependências do Regional até 20 de maio, tem como objetivo despertar o interesse pelas questões sociais e políticas históricas, aumentando o nível geral de informações, resgatando imagens relativas à questão da identidade das manifestações democráticas locais e regionais, a trajetória do voto feminino e indígena e a participação da população negra na política partidária.

Paralelo a isso, os estudantes assistiram um vídeo contando a história da Justiça Eleitoral e sua retrospectiva, tiveram a oportunidade de acessar o evento "Hiperconexão: Centros de Memória da Justiça Eleitoral em Rede" no QrCode acima do painel, um link que conecta esta exposição a outras 10 mostras simultâneas, numa ação colaborativa entre os TREs, que participam da 16ª Semana de Museus, e no final fizeram um tour pelas dependências da Justiça Eleitoral. 

Até 19 de maio, também passarão pela exposição os alunos das escolas Tiradentes e Barão dos Solimões. 

Mostra

A mostra traz alguns painéis com infográficos explicativos sobre os processos eleitorais para senadores e deputados, visitando a trajetória dos votos feminino e indígena, a participação desses, incluindo a da população negra na política partidária, enfatizando a força de uma cidadania forjada na luta pela democracia.


Um painel especial sobre a eleição do Presidente Epitácio Pessoa, no ano de 1919, apresenta ao público um pouco da vida daquele que foi o único presidente brasileiro eleito e empossado no exterior do país, mostrando ainda, o inteiro teor da ata eleitoral local, documento raro e único, resgatado pelo Centro de Documentação do Tribunal de Justiça de Rondônia.


Em outros painéis locais, apresentamos a memória imagética de dois grandes eventos: A trajetória de Aluísio Ferreira, deputado eleito e reeleito pelo antigo Território Federal de Rondônia, e as Eleições de 1982, as primeiras eleições regulares realizadas no ano da criação deste Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.


O tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” cria um amplo espectro de caminhos a serem tomados: cada QrCode no alto e à direita dos painéis, linka diretamente o visitante às fontes informativas, bastando para tanto, um celular e um app de leitura para QrCodes.


Seção de Comunicação Social

 

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido