TRE-RO, TRT 14, TJ-RO e JF de Rondônia assinam acordo para o desenvolvimento de ações sustentáveis

Na tarde dessa terça-feira, 17 de outubro, os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), do Tribunal de Justiça de Rondônia e o juiz federal representante do diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Rondônia assinaram, no gabinete da presidência do TRE-RO, em Porto Velho, o Acordo de Cooperação Técnica visando uma atuação sustentável das instituições conjuntamente.

A Ecoliga de Rondônia - formada pelos órgãos Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, T...

Na tarde dessa terça-feira, 17 de outubro, os presidentes do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT 14), do Tribunal de Justiça de Rondônia e o juiz federal representante do diretor do Foro da Seção Judiciária do Estado de Rondônia assinaram, no gabinete da presidência do TRE-RO, em Porto Velho, o Acordo de Cooperação Técnica visando uma atuação sustentável das instituições conjuntamente.

O acordo, além da atuação sustentável, visa também a execução de ações concretas como: a racionalização e redução de custos e consumo consciente de matérias e serviços; logística integrada de veículos; capacitação e produção científica; gestão e destinação adequada de resíduos; compras sustentáveis e compartilhadas; ações voltadas para a conscientização da sociedade, além de outras medidas que tenham como foco o desenvolvimento sustentável.

O termo instituiu a Ecoliga-RO, que tem por objetivo a execução de práticas de política e gestão sustentável entre os órgãos do Poder Judiciário instalados em solo rondoniense - tendo em vista o compartilhamento, a implementação e a integração de programas e de ações de responsabilidades socioambientais relacionadas ao fortalecimento da cultura da sustentabilidade.

Para o presidente do TRE-RO, desembargador Rowilson Teixeira, “não existe nada de muito difícil em aplicar essa prática, bastando que os gestores tenham boa vontade em implementar. Essa é a conscientização que a gente espera de todo mundo, de haver mudanças no comportamento e conscientização das pessoas. A questão do lixo hoje, por exemplo, é muito preocupante e o Japão tem dado exemplo na reciclagem”.

O presidente do TJ-RO, desembargador Sansão Batista Saldanha, registrou que “uma medida dessa ordem, nos dias em que vivemos, sem dúvida precisa ser tomada, visto que as instituições têm muita dificuldade de regularmente utilizar os seus recursos. Se não houver uma conscientização, nós teremos poucos recursos, poucos projetos e poucas ações, pois o que se vê hoje em dia é que os recursos naturais estão sumindo do mapa”.

Esse ação da Justiça visa deixar um legado às futuras gerações, conforme destacado pelo presidente do TRT 14, desembargador do trabalho Shikou Sadahiro: “Não adianta apenas verbalizar as ações socioambientais, mas é preciso concretizar assim como estamos fazendo. Penso que é um exemplo que servirá para as próximas gerações, numa demonstração de que os recursos não são infinitos. Nós precisamos ter essa responsabilidade social, visto que é um grande exemplo que ficará marcado neste Estado”.      

“Infelizmente os direitos ambientais e difusos, nós, às vezes, tratamos de forma abstrata sem a devida importância, por conta dessa infinidade de recursos que nós temos. Nós precisamos mesmo concretizar e trazer para nossa realidade a busca pela preservação do meio ambiente, para que os nossos filhos possam sobreviver num ambiente mais saudável”, registrou o juiz federal e membro da Corte Eleitoral Flávio Fraga e Silva, representando a Seção Judiciária do Estado de Rondônia.

Com esse acordo, os órgãos do Judiciário rondoniense somaram forças e se comprometeram a gerir de forma cada vez mais eficiente, econômica e sustentável os recursos disponíveis, a reduzir o consumo de materiais de expediente, a contribuir com a reciclagem de matéria-prima e a diminuir progressivamente os impactos sobre o meio ambiente.

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido