Patrulha Eleitoral é implantada no Município de Ariquemes, em Rondônia

Patrulha Eleitoral é implantada no Município de Ariquemes, em Rondônia

Patrulha Eleitoral é implantada no Município de Ariquemes, em Rondônia

O Fórum Eleitoral de Ariquemes, composto pela 7ª, 25ª e 26ª Zonas Eleitorais, iniciou a implantação do programa Patrulha Eleitoral no município. O curso de formação foi realizado no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Ceeja e contou com a participação de 134 estudantes das escolas de ensino médio Anísio Teixeira, Heitor Villa Lobos, Cora Coralina, Ricardo Cantanhede e Tiradentes.

Durante o evento, os estudantes receberam noções sobre ética, política e cidadania. Além disso, eles conheceram a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo, de forma a implementar um controle social efetivo sobre os vereadores, a fim de lhes cobrar o cumprimento dos compromissos de campanha e a boa fiscalização do Poder Executivo.

As palestras foram ministradas pelos chefes de cartório das três zonas eleitorais: Edgard Manoel, Marcílio Faccin e Neilce dos Santos e contou com um debate e uma gincana de conhecimento entre os alunos.

“A Patrulha Eleitoral já formou centenas de estudantes em todo Estado. É um projeto bonito que estimula os jovens a se interessarem mais por política. Após o curso de formação, os alunos saem visivelmente mais esclarecidos e interessados em participar das eleições e da fiscalização dos candidatos eleitos”, destacou Edgard.

Em Ariquemes, a Patrulha Eleitoral agora planeja visitar a Câmara Municipal, debater problemas e soluções de interesse dos estudantes com os vereadores e elaborar projetos de lei de iniciativa popular.

Para viabilizar a execução dessa formação cidadã, a Patrulha Eleitoral em Ariquemes conta com o apoio das Lojas Maçônicas Vale do Jamari n. 38 e Rei Salomão de Ariquemes, Lotérica Ariquemes, Direção do CEEJA, Prefeitura, Câmara Municipal e Guarda Municipal.

O programa

A Patrulha Eleitoral é uma ação social da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) vinculada ao Programa Eleitor do Futuro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa formação cidadã já existe há mais de 10 anos e visa estimular os estudantes a praticarem a fiscalização do processo eleitoral, mais enfaticamente no controle dos candidatos eleitos.

Atualmente, a patrulha está sob a direção do juiz membro da Corte e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Glodner Luiz Pauletto, com apoio da diretora geral do TRE-RO e secretária da EJE, Elizeth Mesquita, e da coordenadora do programa, Juliana Hernandes de Figueiredo.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido