Em Alvorada do Oeste, patrulheiros eleitorais visitam instituições públicas

Em Alvorada do Oeste, patrulheiros eleitorais visitam instituições públicas

Em Alvorada do Oeste, patrulheiros eleitorais visitam instituições públicas

No último dia 27 de novembro, alunos de escolas públicas do ensino médio, com faixa etária entre 15 a 17 anos, que fazem parte do Programa Patrulha Eleitoral de Alvorada do Oeste, visitaram as instalações de várias instituições públicas do município, sob a supervisão do chefe de cartório da 18ª Zona Eleitoral de Rondônia, Elder Maia Goltzman.

Os patrulheiros eleitorais conheceram o Cartório Eleitoral, onde aprenderam e manusearam os processos de registro de candidatura e prestação de contas dos candidatos. Na oportunidade, também visitaram o Fórum do Tribunal de Justiça, as instalações do Ministério Público (MP) e a Câmara de Vereadores do Oeste.

No Fórum, conversaram com a juíza Míria do Nascimento de Souza e os servidores. Além de visitar os cartórios judiciais cível e criminal. Na visita ao MP, puderam aprender sobre o papel da instituição e dos seus membros.

Na Câmara, os alunos foram recebidos por vários vereadores e pela assessora jurídica que tirou todas as dúvidas dos patrulheiros. Ainda tiveram a oportunidade de debater sobre o processo legislativo, além de problemas e soluções de interesse dos jovens estudantes.

O Programa

A Patrulha Eleitoral tem como objetivo formar cidadãos conscientes não só de seus direitos, mas também de seus deveres políticos, além de possibilitar um conhecimento progressivo e efetivo dos mecanismos de controle estatal, com ênfase na fiscalização das atividades de vereadores e prefeitos. Essa formação cidadã já existe há mais de 10 anos e visa estimular os estudantes a praticarem a fiscalização do processo eleitoral, mais enfaticamente no controle dos candidatos eleitos.

Atualmente, a patrulha está sob a direção do juiz membro da Corte e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), Glodner Luiz Pauletto, com apoio da diretora geral do TRE-RO e secretária da EJE, Elizeth Mesquita, e da coordenadora do programa, Juliana Hernandez de Figueiredo.

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

ícone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido