Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia apresenta programa Patrulha Eleitoral à Vereadora Cristiane Lopes

Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia apresenta programa Patrulha Eleitoral à Vereadora Cristi...

A Secretária da Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO), Elizeth Afonso de Mesquita, auxiliada pela servidora Juliana Hernandez de Figueiredo, reuniu-se com a Vereadora Cristiane Lopes na tarde desta última quarta-feira (22), para apresentar os programas Patrulha Eleitoral e Gincana da Cidadania.

Durante a reunião foram apresentados vários materiais didáticos utilizados nos programas eleitorais, que demonstram como funciona a dinâmica da Patrulha Eleitoral e Gincana da Cidadania. Também foi mostrado o vídeo explicativo da Patrulha Eleitoral que foi utilizado em uma conferência na Índia, pela Escola Judiciária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Elizeth Mesquita ressaltou, durante o encontro, a importância de formar cidadãos mais conscientes e responsáveis quanto aos resultados de seus votos, e da maior proximidade com seus representantes eleitos.

Ainda na reunião foi apresentado o projeto Quartas Eleitorais, voltado ao segmento acadêmico, no qual, acadêmicos e palestrantes realizam debates com temas voltados para a política.

Patrulha Eleitoral

O objetivo principal do projeto é a capacitação de jovens do ensino médio, na qualidade de voluntários da Patrulha Eleitoral. A formação será oferecida por este TRE e abordará cidadania, participação política do cidadão, Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com ênfase nas atribuições dos vereadores e prefeitos. Ao final, o jovem será capaz de atuar como multiplicador do conteúdo em sua escola e comunidade, bem como fiscal dos eleitos, atuando diretamente dentro da casa legislativa, adotando um vereador e acompanhando suas atividades.

Gincana da Cidadania

Assim como o Patrulha Eleitoral, a Gincana da Cidadania, que também integra o programa Eleitor do Futuro, surgiu da necessidade de esclarecer e informar mais estudantes, com a finalidade de formar cidadãos conscientes da importância da participação política e de despertá-los para uma postura mais proativa antes e depois da escolha dos candidatos nas eleições.

O público participante será de no máximo 10 (dez) escolas, com uma equipe de até 20 (vinte) alunos na faixa etária de 12 (doze) a 15 (quinze) anos de idade. A coordenação será atribuída ao professor da própria escola que aderir ao projeto.

 

EJE - Escola Judiciária Eleitoral

icone mapa
Endereço: Av. Presidente Dutra, n.º 1889 Baixa da União, Porto Velho - RO, 76.805-901
Telefone: (69) 3211-2000
Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento da secretaria: segunda a sexta, das 11h às 18h. 
Horário de funcionamento das zonas eleitorais: segunda a sexta, das 7:30h às 14:30h.

Mais informações sobre o horário de funcionamento.

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia não envia e-mails a eleitores para comunicar cancelamento de título eleitoral.

Acesso rápido