Eleição de líderes mobilizou estudantes da escola João Afro Vieira

eleição de líderes tre

Durante a votação os alunos utilizaram a urna eletrônica

A segunda semana do mês de maio começou bem movimentada na escola João Afro Vieira, localizada na Vila Princesa (BR 364, sentido Acre), com a eleição de líderes e vice líderes de classe utilizando a urna eletrônica, que aconteceu na última sexta-feira (12). O evento contou com a participação do diretor da EJE-RO, juiz Glodner Luiz Pauletto, e da diretora geral, Elizeth Afonso de Mesquita Costa Parentes.

A eleição fez parte de uma parceria entre a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-RO, a papelaria Prisma (que contribuiu com materiais didáticos para serem distribuídos entre os alunos) e o "Projeto Liderança" desenvolvido pelo Serviço de Orientação Educacional (SOE) da Escola João Afro Vieira.

Essa ação desenvolvida pela EJE/TRE-RO beneficiou diretamente mais de 80 crianças do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, distribuídos em 7 turmas dos turnos da manhã e tarde e se utilizou da simulação da eleição como processo educativo e democrático para estimular o desenvolvimento de espírito crítico e participativo, contribuindo com o processo de formação cidadã.

No decorrer da semana, de 8 a 11/05, os alunos se dividiram em chapas para conquistar o voto dos colegas e no dia da eleição, com as urnas nas salas de aula e os números dos candidatos na ponta da língua, foi iniciado o processo oficial com a ajuda da equipe da EJE e da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE, que auxiliou na emissão da zerézima e do boletim de urna com a divulgação dos resultado dos eleitos.

Durante o processo eleitoral os candidatos confeccionaram seu material de propaganda e executaram comícios em sala de aula. Todos os estudantes envolvidos no processo demonstraram muita animação e definiram, ainda, os mesários e os fiscais da eleição.

Eleitos

Nos turnos da manhã os eleitos foram: do 4º ano único - Edivan Veloso e Marcelo Michael; do 5º ano - Íris Santana; da Turma Se liga - João Henrique e João Victor. Do turno da tarde, os  eleitos foram: do 3º ano-A - Ketlen e Ágata; do 3º ano-B -  Mikael e Mariana; do 5º ano-B - Roberta e Maria Clara; da Turma Se Liga -  Daniel.

 

 

Seção de Comunicação Social do TRE-RO

Últimas notícias postadas

Recentes